Evento
A Universidade Federal Fluminense promoverá o 1º Ato unificado contra a PEC 241 (55) em defesa da educação pública.
A UFF contará com a presença e participação ativa da reitoria, dos sindicatos (Sintuff e Aduff), do Comando local de Greve e dos seus estudantes.
Toda comunidade está convidada a participar do ato contra a PEC.
Em seguida ao ato na UFF, participação no ato unificado contra a PEC 55, às 17h, na Candelária.
NOTA
UFF EM DEFESA DA EDUCAÇÃO PÚBLICA
E CONTRA A PEC 241 (atual PEC 55)
A educação pública e as universidades federais enfrentam a sua maior ameaça. Se aprovada, a PEC 241 (atual PEC 55) significará a redução do financiamento das atividades de ensino, pesquisa e extensão nas universidades públicas brasileiras. Apenas na Universidade Federal Fluminense, estima-se que o impacto corresponderia a uma perda de 810 milhões de reais em seu orçamento, nos últimos dez anos, se o teto de despesas previsto pela PEC 241 estivesse em vigor desde 2006.
A aprovação desse novo regime fiscal tornaria regra nos próximos 20 anos a suspensão dos concursos públicos; a diminuição das bolsas para docentes e discentes e das verbas de custeio; a precarização estrutural dos campi com os investimentos em obras se transformando em desperdício e a restrição de milhares de jovens ao acesso a educação superior gratuita e de qualidade.
A defesa da universidade pública tornou-se então ainda mais urgente. Nesse sentido, apesar das diferenças e divergências, unidade inédita foi construída contra a aprovação da PEC 241 entre os sindicatos e entidades do movimento dos trabalhadores da UFF, estudantes e a gestão da universidade. A paralisação do dia 11 de novembro será um ato em defesa da educação, da universidade e dos serviços públicos.
Convidamos a toda comunidade acadêmica da UFF a participar.
ADUFF
SINTUFF
Comissão Gestora DCE
REITORIA UFF