Evento
O coordenador do TRAVESSIA – Centro de Estudos e Pesquisa do Sul Global, do PPGCOM (Programa de Pós-Graduação em Comunicação) da UFF, Fernando Resende, participa, nesta segunda-feira, 09/11, às 17h, do debate “Comunicação e Atlântico Sul – memória, mídia e perspectivas”. O evento faz parte do Recom 2020 – Mídias e Formatos Narrativos, uma iniciativa do Programa de Pós-Graduação da UFRB (Universidade Federal do Recôncavo da Bahia), e será transmitido pela TV UFRB no Youtube.
Essa participação concretiza um dos objetivos do TRAVESSIA, que é promover o diálogo com outras universidades e pesquisadores, nacionais e internacionais, acerca das dinâmicas globais de poder atravessadas por relações culturais, midiáticas, estéticas e políticas que se estabelece na contemporaneidade a partir das complexidades do Sul Global.
A programação do Recom 2020 inclui um segundo debate, que vai acontecer no dia 18/11, também às 17h, pelo mesmo canal. Nessa ocasião, o tema debatido será “Formatos narrativos e modalidades do sensível”, com participação de outro professor da UFF, Benjamin Picado, também do PPGCOM/UFF.
Sobre o TRAVESSIA
Trata-se do primeiro centro de estudos da UFF com a perspectiva prioritária de analisar o conceito de Sul Global e estabelecer parcerias especificamente acerca deste tema. Suas atividades se iniciaram oficialmente em julho de 2020, mas o centro de estudos tem origem em diversas pesquisas, intercâmbios e parcerias firmadas desde 2014, sempre em torno das dinâmicas do sul, compreendido como território/territorialidades “ex-cêntricas”. Atualmente, a principal parceria do TRAVESSIA, que foi crucial para seu surgimento, se dá entre o PPGCOM/UFF e a Universidade de Tübingen, na Alemanha, no âmbito dos projetos CAPES/PRINT e PROBRAL (CAPES/DAAD).
Mais informações: www.travessiadosul.com
Instagram e Facebook: @travessiadosul