Evento

UFF Debate Brasil no mês setembro discutirá o ‘Cinema Brasileiro Hoje’, com entrada franca, dia 25 de setembro

UFF Debate Brasil no mês setembro discutirá o ‘Cinema Brasileiro Hoje’, com entrada franca, dia 25 de setembro

Pela importância de se comemorar os 50 anos do Cine Arte UFF, uma sala que acompanhou as mudanças mais significativas do nosso cinema, o UFF Debate Brasil do mês de setembro, que ocorrerá dia 25, às 15h, quer trazer ao público as questões que fazem do cinema brasileiro hoje um forte e pujante polo de produção, e também entender como os gargalos da distribuição se perpetuam. Com entrada gratuita, o evento contará como a diretora, roteirista e dramaturga Gabriela Amaral Almeida, o cineasta, crítico e curador Eduardo Valente e o ator de cinema Augusto Madeira. Na mediação do debate estará Reinaldo Cardenuto, professor adjunto do Departamento de Cinema e Vídeo da UFF

Debatedores:

• Gabriela Amaral Almeida

É diretora, roteirista e dramaturga. Mestre em Literatura e Cinema de Horror pela UFBA e com especialização em Roteiro pela Escuela Internacional de Cine y TV (EICTV) de Cuba, escreveu para muitos diretores, como Walter Salles, Cao Hamburger, Sérgio Machado, Marco Dutra e Márcia Faria. Nos Estados Unidos, é agenciada pela WME (William Morris Endeavor). Como diretora realizou diversos curtas premiados e o longa O animal cordial, que deu a Murilo Benício o prêmio de Melhor Ator no Festival de Cinema do Rio, em 2017.

• Eduardo Valente

Graduado em cinema pela UFF, seu trabalho de formatura, o curta Um sol alaranjado, recebeu em 2002 o primeiro prêmio da Cinéfondation, competição de filmes de escola do Festival de Cannes. Além de realizador, foi editor da revista de crítica de cinema online Cinética; curador e organizador de mostras e festivais de cinema; e ministrou oficinas de crítica, roteiro, direção e linguagem de cinema. Ocupou o cargo de assessor internacional da Ancine até junho de 2016, quando foi convidado pelo Festival de Berlim para atuar como consultor no Brasil. É curador de programação das mostras competitivas do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro.

• Augusto Madeira

Ator de cinema, teatro e televisão. Deu início à sua carreira nos palcos e teve presença marcante no cinema de curta-metragem entre os anos 1990 e 2000, firmando frequentes parcerias com cineastas como Bruno Vianna e Eduardo Nunes. Foi premiado como Melhor Ator no Festival de Gramado de 2008, pelos curtas Blackout e Noite de domingo. Seu trabalho em longas-metragens abrange obras tanto de diretores consolidados quanto de estreantes, em filmes como Sudoeste, Nise: O coração da loucura, Quase memória e Bingo: O rei das manhãs. O ator acaba de receber o prêmio de Ator Coadjuvante por Bingo no Grande Prêmio do Cinema Brasileiro.

Mediação:

• Reinaldo Cardenuto

Professor Adjunto do Departamento de Cinema e Vídeo da Universidade Federal Fluminense (UFF), é graduado em jornalismo (PUC-SP) e em Ciências Sociais (FFLCH-USP). Doutor em Meios e Processos Audiovisuais pela Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP, defendeu em 2014 a tese “O cinema político de Leon Hirszman (1976-1981): engajamento e resistência durante o regime militar brasileiro”. Suas pesquisas são voltadas principalmente para as áreas de História do Cinema e Dramaturgia. Foi professor da Fundação Armando Alvares Penteado, além de docente temporário na ECA-USP.

Serviço:
De 25 de setembro de 2018, terça, às 15h
UFF Debate Brasil: Cinema Brasileiro Hoje
Teatro da UFF – Rua Miguel de Frias 9, Icaraí, Niterói – RJ
344 lugares
Entrada Franca
Recomendação Etária: Livre

Pular para o conteúdo