Evento
Na próxima quinta-feira, dia 29 de agosto, a Universidade Federal Fluminense concede o título de Professora Emérita a Maria Domingues Vargas.
Maria Vargas é membro da Academia Brasileira de Ciências (ABC) e possui uma longa trajetória acadêmica na UFF, onde lecionou no Departamento de Química Inorgânica até 2019. Desde então é professora colaboradora do Programa de Pós-gaduação em Química. Vargas também se dedica à divulgação do tema da ética na pesquisa e atua no Grupo de Trabalho Mulheres na Ciência, criado pela Pró-reitoria de Pós-graduação, Pesquisa e Inovação(Proppi). Atua ainda no Comitê Assessor da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) na área de química, além de participar do júri do Programa Para Mulheres na Ciência L’Oréal-Unesco-ABC e do Comitê de Seleção do Programa International Rising Talent da L’Oréal-Unesco desde 2014.
Entre 2009 e 2011, Vargas foi coordenadora da Pesquisa na Proppi. Entre as titulações, foi homenageada com a Medalha Simão Mathias da Sociedade Brasileira de Química (SBQ) em 2009. Em 2019, recebeu o Prêmio Vanderlan da Silva Bolzani; Em 2013, recebeu o VI Prêmio UFF de Excelência Científica. Foi também agraciada com a Ordem Nacional do Mérito Científico no grau Comendador, em 2010, e Grã Cruz, em 2018.
A cerimônia de outorga da titulação de Professora Emérita acontece no auditório do Instituto de Química da UFF, às 14h.