Evento
Autor do livro “Nordestinos no Rio de Janeiro” (Eduff), Fernando Cordeiro participa de tarde de autógrafos da obra, a partir das 14h do dia 8 de junho, durante o Festival do Nordeste, no Museu da República, no Catete.
Além do processo migratório, o autor aborda as relações estabelecidas pelos nordestinos em diversas esferas do mundo social: trabalho, lazer, relação de vizinhança, constituição familiar, enfim, na conformação desses migrantes como integrantes da cidade em que passaram a viver.
Filho de nordestinos, Fernando Barbosa analisa como o termo “paraíba” acaba por se referir a um nordestino genérico, homogêneo e desconsidera a complexidade de uma região do país extremamente importante, que por questões econômicas, políticas e sociais serviu durante muito tempo como fornecedora de mão de obra barata para outras.
O estudo também apresenta a diferença de posições entre os migrantes que chegaram no Rio de Janeiro em diferentes momentos históricos, em especial os grupos que vieram nas décadas de 1950 e 1960. Traz também a nova geração de origem nordestina que já nasceu e cresceu dentro do novo contexto e que apresenta uma pauta por demandas de respeito e reconhecimento.