Evento
Simpósio em homenagem ao Prof. Antonio Delfino
Local: Sala 201 – Torre Antiga do Instituto de Física da UFF
Antonio Delfino é professor titular do Instituto de Física da UFF. É bacharel em Física pela UnB (1974), mestre pela USP (1976) e doutor pela UFPE (1984). Foi professor do Departamento de Física da UFPE (1977-1986) e desde 1986 integra o quadro docente do Instituto de Física da UFF. Delfino desenvolve estudos teóricos em física nuclear, tendo dado significativas contribuições para a compreensão de fenômenos da física nuclear de poucos-corpos e da matéria nuclear.
Sua atuação como professor e pesquisador e seu grande envolvimento institucional ao longo das suas três décadas de trabalho na UFF foram muito importantes para transformar IF-UFF em uma instituição de excelência. Este simpósio é uma homenagem ao nosso colega e amigo Delfino, que se aposenta este ano.
Programação
10:00-10:45 Adalberto Fazzio (CNPEM) Materiais 2D, ser ou não ser topológico: eis a questão
10:45-11:00 Jorge Sá Martins (UFF) Depoimentos de amigos
11:00-11:45 Tobias Frederico (ITA) A física do Delfino: passado, presente e um olhar para o futuro
11:45-12:00 Nivaldo Lemos (UFF) Depoimentos de colaboradores e alunos
12:00-14:15 almoço
14:15-15:00 Ronaldo Mota (Estácio) Enxadrista Delfino: cognição e metacognição
15:00-16:00 Sergio Rezende (UFPE) A física no Brasil: uma história de sucesso
16:00-16:15 Andrea Latgé (UFF) O Delfino na UFF
Sobre os palestrantes externos:
Adalberto Fazzio: É diretor do LNNano do CNPEM e Professor Titular aposentado da USP. Desenvolve pesquisa em simulação computacional de materiais com enfoque em materiais nanoestruturados. É autor de mais de 300 publicações em revistas internacionais. Foi presidente da Sociedade Brasileira de Física, reitor da UFABC, Coordenador da Unidades de Pesquisa do MCTI, diretor do Instituto de Física (USP), entre outros. É membro da Academia Brasileira de Ciências e recebeu a Grã-Cruz da Ordem Nacional do Mérito Científico.
Ronaldo Mota: É reitor da Universidade Estácio de Sá e Professor Titular aposentado da UFSM. Atualmente atua na área de Novas Tecnologias e Metodologias Inovadoras em Educação. Foi Secretário Nacional de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação, Secretário Nacional de Educação Superior, Secretário Nacional de Educação a Distância e Ministro Interino do Ministério da Educação. Recebeu Grã-Cruz da Ordem Nacional do Mérito Científico.
Sergio Rezende: É Professor Titular Emérito da UFPE. Desenvolve pesquisa magnetismo. É autor de cerca de 250 publicações em revistas internacionais. Foi Ministro da Ciência e Tecnologia, Presidente da FINEP, Secretário de Ciência e Tecnologia de Pernambuco, primeiro presidente da FACEPE, Secretário do Patrimônio, Ciência e Cultura de Olinda, entre outros. É membro da Academia Brasileira de Ciências. Recebeu a Grã-Cruz da Ordem Nacional do Mérito Científico, a Ordem do Mérito Educativo, o Prêmio Anísio Teixeira, a Grande Medalha da Inconfidência, o Prêmio da Fundação Bunge (ciências exatas) e o Prêmio Conrado Wessel (ciências).
Tobias Frederico: É professor titular do ITA. Desenvolve pesquisa em sistemas quânticos de poucos corpos, átomos ultrafrios, núcleos exóticos leves, frente de luz, QCD e modelos à quarks constituintes. É autor de mais 250 publicações em revistas internacionais. É um dos colaboradores mais frequentes e longevos de Delfino em projetos que envolvem desde o estudo de propriedades de sistemas nucleares de poucos corpos até propriedades eletrônicas de materiais como o grafeno.