Evento
‘O seminário internacional “O protagonismo das Américas: circulação de ideias, bens e indivíduos (séculos XVI-XX)” traz reflexões a partir de diversos ângulos da História das Américas, com ênfase sobre a circulação de ideias, bens e indivíduos entre os séculos XVI e XX.
Busca-se proporcionar ao público-alvo um ambiente de trocas científicas de excelência ao reunir especialistas em variadas abordagens e temporalidades. O evento conta com conferências e mesas-redondas compostas por nomes que são referências no Brasil e no exterior.
No plano doméstico, reunimos um corpo docente cujos vínculos se estendem às Instituições de Ensino Superior situadas de Norte a Sul do país, com membros de dois projetos Universais em curso: “Circuitos Transoceânicos: o lugar das Américas no trânsito de ideias, bens e indivíduos, da Primeira Modernidade às Independências” e “Sob o signo da diversidade: o protagonismo latino-americano nos debates da UNESCO”.
Internacionalmente, o encontro mobiliza pesquisadores que atuam na Alemanha, no México e em Portugal, e os ST’s ministrados por pós-graduandos para que tais passados recebam destaques sob diferentes perspectivas, contribuindo numa agenda investigativa cuja meta tem procurado demonstrar a centralidade das Américas no mundo em termos de conexões letradas, comerciais, ideológicas, políticas, artísticas, científicas, diplomáticas, intelectuais, historiografias etc.
São investigações que tomam os aspectos dos protagonismos de agentes e instituições do continente, para fortalecer os estudos das IES brasileiras e estrangeiras no campo em destaque.
O evento ocorre na UFF, em consórcio entre os laboratórios Estudos Críticos, Teóricos e Historiográficos sobre as Américas (ESCRITHAS), da UFF; bem como o Grupo de Ensino e Pesquisas Americanistas (GEPAM) e o Centro de Estudos em Teorias da História e Historiografias (CETHAS), sendo esses últimos da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA).
Confira aqui a programação!
Inscrições para ouvintes: escritasdahistória@gmail.com