Evento

Seminário e exposição sobre Desastres “Naturais” na Agenda Acadêmica

Seminário e exposição sobre Desastres “Naturais” na Agenda Acadêmica

Como parte da Agenda Acadêmica 2017, a Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal Fluminense (PROEX/UFF) promoverá, por meio do Programa de Extensão “UFF SOS Comunidade”, o II Seminário Desastres “Naturais”: diálogos e experiências e, simultaneamente, a exposição Um olhar sociológico sobre os desastres. Os eventos são gratuitos e abertos a toda a comunidade. Estão disponíveis 200 vagas para o seminário.

O seminário contará com uma mesa e uma conferência, com o objetivo de criar um espaço para o diálogo e a troca de experiências ligadas aos diversos grupos sociais em situação de vulnerabilidade, principalmente no que diz respeito à pós-ocorrência de desastres relacionados aos fenômenos naturais. O público-alvo contempla docentes, discentes, técnicos, pesquisadores, agentes de defesa civil, agentes comunitários, movimentos sociais, grupos comunitários, professores de ensino fundamental e médio, e a comunidade em geral. A inscrição deve ser realizada pelo link: http://www.extensao.uff.br/inscricao/. Estão disponíveis 200 vagas.

Durante o seminário ocorrerá uma exposição que reúne imagens sobre a mesma temática. A proposta da mostra é promover uma reflexão sociológica sobre os desastres no Brasil, a partir de diferentes olhares, apresentando os impactos sofridos por sujeitos em situação de vulnerabilidade social, como mulheres, crianças, adolescentes e idosos. A exposição terá como destaque imagens das tragédias ocorridas em Niterói e na Região Serrana do Estado, nos anos de 2010 e 2011, respectivamente, e da atuação do Programa UFF SOS Comunidade em abrigos e comunidades.

A exposição Um olhar sociológico sobre os desastres será itinerante e estará disponível para visitação nos diversos campi da Universidade Federal Fluminense (sede e interior). As fotografias estarão expostas no dia 27 de outubro, durante o seminário. Entretanto, a inauguração oficial da exposição será no próximo dia 30 de outubro, às 18h, na Biblioteca Central do Gragoatá (BCG/UFF). Na ocasião, haverá a apresentação do “Grupo Jovem de Flautas da Grota”.

Desde 2010, o UFF SOS Comunidade tem realizado, em parceria com diversas Ações Extensionistas, atividades em comunidades e escolas, buscando mobilizar, informar e conscientizar a população sobre prevenção de riscos e desastres, por meio de cursos de extensão e capacitação em emergência, palestras, oficinas, seminários e campanhas educativas e preventivas. Essas atividades se desenvolvem em torno dos temas sugeridos pela Defesa Civil e de práticas coletivas voltadas para a promoção e proteção à saúde, além daquelas relacionadas aos riscos sociais, ambientais e econômicos. Por meio da organização e realização das duas atividades, busca-se refletir, a partir de imagens e falas de especialistas de referência nacional sobre o tema, sobre os impactos de diferentes desastres e as pessoas afetadas por esses fenômenos.

Pular para o conteúdo