Evento
A administração de riquezas sociais advindas da exploração do petróleo entra em novo ciclo a partir da experiência de governos locais que criaram Fundos Soberanos como instrumento capaz de oferecer uma estratégia que permite maior eficiência na decisão sobre investimentos, política fiscal e formação de poupança intergeracional.
Os Fundos Soberanos criados pelos municípios de Niterói, Maricá, Ilhabela e no estado do Espírito Santo enfrentam desafios sobre seu enquadramento institucional, formas de aplicação de recursos e importância regional e nacional para as finanças públicas.
É este o tema do seminário “A institucionalização dos Fundos Soberanos Brasileiros” organizado pelo Fórum dos Fundos Soberanos Brasileiro e por estes entes federativos. O seminário aboradará o Enquadramento institucional – estrutura e operação dos Fundos Soberanos, a Poupança intergeracional e investimento – Como garantir a continuidade das fontes de recursos e a Criação dos Princípios de boas práticas, governança, transparência e efetividade dos Fundos Soberanos Brasileiros.
O seminário realiza-se de forma híbrida. Participantes são bem-vindos para informar por meio do formulário de inscrição (https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSe4rJxkUfikbBQsiZ3EOaTjorkgnxS9…) se desejam receber o link para a participação ou para estarem presencialmente.
O Fórum dos Fundos Soberanos Brasileiro é uma iniciativa dos fundos soberanos que conta com o apoio da Universidade Federal Fluminense e o Jain Family Institute e trata-se de uma arena de união das agendas desses organismos orientada pelo acompanhamento técnico e acadêmico que permita a melhor tomada de decisão por gestores e toda a sociedade a respeito da das rendas advindas de exploração de riquezas naturais atualmente.
Informações sobre participação presencial:
Local: Auditório do Caminho Niemeyer
Endereço: Rua Jornalista Rogério Coelho Neto, s/n, Centro, Niterói, RJ
Data: 23 de junho de 2022
Horário: 8h30 às 14h