Evento
A professora e doutora em psicologia clinica, Soraya Martins, coordenadora do Serviço de Psicologia Aplicada (SPA) de Rio das Ostras, estará presente com sua equipe no Campus Macaé para conversar com professores, servidores técnicos e estudantes interessados na assistência psicológica na universidade.
O evento chama a comunidade acadêmica de Macaé para o debate sobre saúde mental dentro das universidades, onde a pressão do cotidiano pode desencadear uma série de problemas, e abre oportunidade para sugestões sobre o atendimento a docentes, discentes e servidores técnicos.
A preocupação com a saúde mental no ambiente universitário não é algo novo. Nos Estados Unidos, o primeiro serviço de assistência psicológica a estudantes universitários foi implementado em 1910, em Princeton. Na Inglaterra, o primeiro serviço de saúde estudantil que se tem notícia iniciou-se em 1927, em Oxford. No Brasil, em 1957, foi criado, na Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Pernambuco, o primeiro Serviço de Higiene Mental e Psicologia Clínica, com a finalidade de oferecer assistência psicológica e psiquiátrica aos estudantes universitários. Em São Paulo, a Escola Paulista de Medicina (EPM) organizou, em 1965, um Serviço de Saúde Mental Escolar. Nos anos 60, as universidades federais do Rio Grande do Sul, de Minas Gerais e do Rio de Janeiro também implantaram seu Serviço de Saúde Mental destinado ao universitário (Loreto, 1985).
Hoje, o foco não é mais apenas o estudante universitário. Percebeu-se que a universidade é um ambiente extenuante também para os professores e servidores técnicos. E é com base nisso que a UFF de Macaé proporciona essa Roda de conversa com o SPA da UFF de Rio das Ostras.
A Roda de Conversa acontecerá no dia 21/11/2017, às 18 horas, na sala 308, bloco A, da Cidade Universitária – Rua Aluísio da Silva Gomes, 50, Macaé.
Maiores informações: contato@icm.uff.br