Evento
No Brasil, a partir do final década de 1980, intensificou-se o debate sobre a violência contra a mulher como demandante de políticas públicas efetivas. Os movimentos feministas e de mulheres tiveram como proposta para o enfrentamento da violência doméstica a intervenção direta do Estado, por meio da criação de políticas públicas para coibir e erradicar a violência contra a mulher. No entanto, o Mapa da Violência de 2012, ainda revela que o estado do Rio de Janeiro ocupa o 21º lugar em homicídios de mulheres no Brasil, e este ocupa a 7ª posição no homicídio de mulheres, segundo dados da OMS em uma pesquisa entre 84 países do mundo.
A Campanha 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres é uma mobilização anual, praticada simultaneamente por diversos atores da sociedade civil e poder público engajados nesse enfrentamento. Desde sua primeira edição, em 1991, já conquistou a adesão de cerca de 160 países. Mundialmente, a Campanha se inicia em 25 de novembro, Dia Internacional da Não Violência contra a Mulher, e vai até 10 de dezembro, o Dia Internacional dos Direitos Humanos, passando pelo dia 6 de dezembro, que é o Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres. No Brasil, a Campanha acontece desde 2003 e, para destacar a dupla discriminação vivida pelas mulheres negras, as atividades aqui começam em 20 de novembro, Dia da Consciência Negra.
Neste sentido, participando desta Campanha o Programa de Extensão UFF Mulher e o curso de Serviço Social do Centro Universitário Anhanguera de Niterói (UNIAN) realizarão a mesa-redonda “Políticas Públicas, Gênero e Violência contra a Mulher” no dia 27 de novembro, das 18h às 21h, com o objetivo de promover um debate sobre a importância da implementação e efetivação de políticas públicas voltadas para a prevenção da violência contra a mulher, por meio da articulação em rede de diferentes instituições de ensino de Niterói.
18h – Lançamento do livro “Políticas Públicas, Gênero e Violência: Contribuições para o Serviço Social”, organizado por Mariana Frizieiro da Silva Cruz Freire e Rachel Gouveia Passos.
18h30min – Mesa-redonda: Políticas Públicas, Gênero e Violência contra a Mulher
Palestrantes:
– Luciana G. Bittencourt – Produtora Cultural; Mestranda em Política Social pela UFF; Supervisora do Programa de Extensão UFF Mulher.
– Mariana Frizieiro da S. C Freire – Assistente Social; Mestranda em Política Social pela UFF; Docente do Curso de Graduação em Serviço Social do Centro Universitário Anhanguera de Niterói; Organizadora do livro “Políticas Públicas, Gênero e Violência: contribuições para o Serviço Social”.
– Paula Land Curi – Psicóloga; Mestre em Pesquisa e Clínica em Psicanálise pela UERJ; Doutora em Psicologia Clínica pela PUC – SP; Coordenadora da Graduação em Psicologia da UFF; Membro efetivo do Círculo Psicanalítico do Rio de Janeiro.
– Shirlei Campos Victorino – Professora; Mestre em Literaturas e Culturas de Língua Portuguesa pela UFF; Doutora em Literatura Comparada pela UFF; Docente da Associação Carioca de Ensino Superior; Coordenadora Adjunta do Comitê PROLER/SG Letração; Conselheira de Direitos da Mulher em São Gonçalo.
Mediadora:
– Gisele Rocha – Graduanda em Serviço Social; Estagiária do Programa de Extensão UFF Mulher.
Informações e inscrições: www.extensao.uff.br/uffmulher
21 2629-5192/5193