Pular para o conteúdo
Ir para o conteúdo
GovBR

Evento

Programa Apolônias do Bem – tratamento bucal a pessoas travestis e mulheres transexuais em Niterói-RJ – Informações

Programa Apolônias do Bem – tratamento bucal a pessoas travestis e mulheres transexuais em Niterói-RJ – Informações

O programa Apolônias do Bem, ligado ao Programa Dentistas do Bem, em parceria com a Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal Fluminense, oferece tratamento odontológico integral e gratuito a mulheres que vivenciaram situações de violência e tiveram a dentição afetada durante as agressões. São priorizadas as mulheres com problemas odontológicos mais graves e Oral Health Impact Profile (OHIP) mais alto, que sustentam a família e retomaram os estudos ou estão fazendo cursos de capacitação profissional.
Os tratamentos são oferecidos por meio de uma rede de dentistas voluntários, que realizam todos os procedimentos que as mulheres necessitarem, independentemente da complexidade apresentada. Uma vez no programa, as Apolônias (como as beneficiárias do programa são chamadas) e os profissionais que as atendem serão acompanhados pelos funcionários da Turma do Bem até que os tratamentos se encerrem.
Em ação inédita, o Programa realizará uma triagem em Niterói (RJ) que selecionará pessoas travestis e mulheres transexuais. A ação acontecerá no dia 29 de abril, das 18h às 22h, na sede do Grupo Transdiversidade de Niterói (GTN), que fica na Av. Visconde do Rio Branco, nº 267, Centro – Niterói, RJ. A atividade contará com o apoio de instituições como a Associação Nacional de Travestis e Transexuais (ANTRA), o Grupo Transdiversidade de Niterói (GTN), o Grupo Diversidade de Niterói (GDN), a Associação Brasileira de Famílias Homoafetivas (ABRAFH) e a Universidade Federal Fluminense (UFF) por meio da Faculdade de Odontologia, do Coletivo Diversitas UFF e das ações de extensão: Programas UFF Mulher, UFF SOS Comunidade e Promoção de Saúde Bucal na Creche do Atalaia.
Desde 2012, quando começou a ser desenvolvido, o Apolônias do Bem já garantiu atendimento a 600 mulheres de São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo. E a meta é continuar atendendo 200 mulheres por ano, incluindo as travestis e mulheres transexuais.
Contato:
TURMA DO BEM
Jhonatas Mendonça – jhonatas@tdb.org.br – 11 99896-6352
Paula Morais – paula@tdb.org.br – 11 5084-7276
Universidade Federal Fluminense
Coordenação de Difusão e Fomento a Extensão – CDFE/EX
Telefone: 2629-5192/ 2629-5193
e-mail: cdfex@proex.uff.br

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.