PROEX promove atividade sobre sororidade no IPSi da UFF

Em 1991, mulheres de diferentes países, reunidas pelo Centro de Liderança Global de Mulheres (Center for Women’s Global Leadership – CWGL), iniciaram a Campanha 16 dias de ativismo pelo fim da violência contra a mulher, com o objetivo de promover o debate e denunciar as várias formas de violência contra as mulheres no mundo.  O período escolhido para a Campanha é bastante simbólico, já que se inicia no dia 25 de novembro – declarado como o dia Internacional de Não Violência Contra as Mulheres – e finaliza no dia 10 de dezembro – dia Internacional dos Direitos Humanos. Desta forma, é feita uma vinculação entre a luta pela não violência contra as mulheres e a defesa dos direitos humanos.

No Brasil, a campanha é realizada desde 2003 por meio de ações de mobilização e esclarecimento sobre o tema. No país, o início da Campanha foi antecipado para o dia 20 de novembro – Dia Nacional da Consciência Negra – pelo reconhecimento da opressão e discriminação históricas contra a população negra e, especialmente, as mulheres negras brasileiras que são as principais vítimas da violência de gênero. Portanto, temos 21 dias de ativismo.

Nesse sentido, o projeto de extensão Por que também temos que falar de violência? realizará o evento “A  Sororidade na  Luta  pelo Fim  da  Violência  contra  a  Mulher”, no dia 28 de novembro, das 16h às 19h, no auditório do Instituto de Psicologia da UFF – IPSi, no bloco N – Campus do Gragoatá (Niterói- RJ).  A mesa trará reflexões sobre a temática sororidade cujo significado é a união e aliança entre mulheres, baseado na empatia e companheirismo, buscando alcançar objetivos em comum. A sororidade deve buscar meios de prevenção e combate à violência contra as mulheres em suas diversas especificidades.

O projeto de extensão Por que também temos que falar de violência?  tem como objetivo principal desenvolver ações voltadas a discutir violências, a partir de uma perspectiva de gênero. É uma ação ligada à Pró-Reitoria de Extensão da UFF (PROEX/UFF) e ao Instituto de Psicologia. A mediação será da Prof.ª Dr.ª Paula Land Curi.