Evento

PROEX divulga a palestra “Ressignificando as aulas de Matemática no Ensino Remoto com o uso de ferramentas digitais”

PROEX divulga a palestra “Ressignificando as aulas de Matemática no Ensino Remoto com o uso de ferramentas digitais”

#ProexEmAçaão divulga que o programa de extensão Dá Licença e o projeto Eventos em Educação Matemática promoverá a palestra “Ressignificando as aulas de Matemática no Ensino Remoto com o uso de ferramentas digitais”, com as professoras Eliane Gazire (PUC-MG) e Tatiane Mota (PUC-MG).
Data: 24/09  (sexta-feira)
Horário: 14h
AO VIVO em https://youtu.be/JNuolPUDqr8
Resumo:
Devido a pandemia COVID-19, a pesquisa precisou ser desenhada em um formato remoto. O referencial teórico conectado com os autores: Van de Walle (2009), Ponte, Brocardo e Oliveira (2009) e Bacich e Moran (2018), foram fundantes na projeção das atividades, com o objetivo principal de envolver os alunos a investigar, conjecturar, argumentar, resolver problemas e construir o conhecimento de uma forma mais ativa. Pensando assim, ressignificar o conceito de áreas de figuras planas, engajando o aluno a realizar atividades em um ambiente totalmente remoto, não foi fácil. Portanto, a escolha por uma metodologia ancorada em ferramenta digital foi como aprender, ensinar, reinventar um novo caminho que pudesse atender o aluno em sua especificidade, colocando-o no centro da aprendizagem.
O produto da pesquisa traz uma trilha para o educador: apresentando as ferramentas utilizadas na pesquisa; as tarefas que foram aplicadas e como projetá-las; oportunizando a aplicação das tarefas tanto no modo assíncrono; síncrono ou em estações de ensino; conectando as tarefas em outros conteúdos matemáticos e com outras áreas do conhecimento. Um convite para educar em novos tempos.
Para acompanhar a programação do projeto Eventos em Educação Matemática, acesse o site do Dá Licença (http://dalicenca.uff.br/projetos/eventos/) e se inscreva no canal do Youtube.

Pular para o conteúdo