Evento
Nos dias 17, 21, 22 e 23 de março acontecerá o ciclo de palestras “Psicologia & Resistência: a luta das mulheres”, fruto de um esforço conjunto entre o Instituto de Psicologia da UFF, Faculdades Integradas Maria Thereza (FAMATH), Universidade Salgado de Oliveira (UNIVERSO) e o Conselho Regional de Psicologia 5ª Região (CRP-05). O evento tem como objetivo dar evidência à luta das mulheres, em comemoração ao dia 8 de março – Dia Internacional da Mulher. Por meio de vários saberes, pretende-se enaltecer suas conquistas, seus propósitos, seus entraves e os enfrentamentos que, ainda, se fazem necessários para a construção de uma sociedade mais igualitária, justa e equânime.
No dia 8 de março comemora-se o Dia Internacional das Mulheres e, por isso, durante o mês de março diversas instituições realizam atividades voltadas à mulher. Estas podem ser, por um lado, vistas como tributos às mulheres que, desde a metade do século XIX, vêm reivindicando e lutando por direitos sociais, políticos e trabalhistas, ou melhor, por igualdade. Por outro, não se pode esquecer que pretendem também atentar a sociedade para o preconceito e a desvalorização da mulher, especialmente quando se vive numa sociedade marcada pelo escravagismo, pelo cristianismo e pelo patriarcalismo.
Pode-se dizer que houve avanço em algumas pautas. Hoje, as mulheres ocupam lugares antes impensáveis, mas ainda não sem discriminação. Direito ao voto, à educação e ao trabalho foram algumas conquistas, mas as lutas não podem cessar. Precisam avançar e se manterem vivas. Por isso, faz-se fundamental que as instituições se organizem para comemorar, homenagear, mas também, e principalmente, dialogar com os seus pares sobre aquilo que está no âmago destes embates e combates: igualdade, justa e equânime.
Simone de Beauvoir, em O Segundo Sexo, indica por que as mulheres precisam se organizar: “A ação das mulheres nunca passou de agitação simbólica; só ganharam o que os homens concordaram em lhes conceder, elas nada tomaram, elas receberam (…) vivem dispersas entre homens, ligadas pelo seu habitat, pelo trabalho, pelos interesses econômicos, pela condição social a certos homens– pai ou marido – mais estritamente do que a outras mulheres. Burguesas são solidárias dos burgueses e não das mulheres proletárias; brancas, dos homens brancos e não das mulheres negras (…) o laço que as une ao opressor não é comparável a nenhum outro” (2016 [1949], p.15-16).
Este ciclo de palestras pretende de alguma forma começar a tomar parte numa certa elaboração de mundo que talvez, ainda, seja pertencente aos homens. No entanto, as mulheres juntas podem descobrir estratégias para escapar das amarras que aprisionam a sua existência.
Onde:
Empresa (opcional): Conselho Regional de Psicologia 5ª Região
Logradouro: Delgado de Carvalho, 53
Complemento (opcional): X
Bairro (opcional):Tijuca
Cidade: Rio de Janeiro
Estado (sigla): RJ
Empresa (opcional): Universidade Federal Fluminense- Instituto de Psicologia
Logradouro: Rua Prof. Marcos Waldemar de Freitas Reis
Complemento (opcional): Bloco N, 4º andar
Bairro (opcional): Gragoatá
Cidade: Niterói
Estado (sigla): RJ
Empresa (opcional): Faculdades Integradas Maria Tereza
Logradouro: Av. Visconde do Rio Branco, 869
Complemento (opcional): –
Bairro (opcional): São Domingos
Cidade: Niterói
Estado (sigla): RJ
Empresa (opcional): Universidade Salgado de Oliveira – Curso de Psicologia
Logradouro: Rua Marechal Deodoro, 217
Complemento (opcional): Bloco Anexo – 7º andar.
Bairro (opcional): Centro
Cidade: Niterói
Estado (sigla): RJ