Evento
O INCT-InEAC e os programas de pós-graduação em Antropologia; Justiça e Segurança, assim como o de Sociologia e Direito, convidam para a palestra “Realidades indígenas, Utopias brancas”, a ser ministrada pela antropóloga Alcida Rita Ramos, no dia 30 de outubro, no Auditório do Bloco O, Campus Gragoatá, na UFF.
Em sua apresentação, a etnóloga buscará refletir com o público presente sobre os desafios epistemológicos para a análise dos contrastes acerca das perspectivas e expectativas ocidental e ameríndia. Em especial, frente aos conflitos decorrentes da devastação que ora se observa na crise do Estado-Nação brasileiro dentro do contexto neoliberal. Alcida é professora titular e emérita da UnB, tendo realizado pesquisas por mais de 50 anos entre os Sanöma, parte do povo Yanomami.
Há pelo menos seis décadas ela brinda a antropologia com sua inteligência, perspicácia e energia, se destacando por sua postura ética inflexível de defesa dos povos indígenas. Esta é sua primeira visita à Universidade Federal Fluminense e acontece no contexto de comemoração dos 30 anos do PPGA/UFF e dos 15 anos do INCT-InEAC.
O evento é aberto à comunidade, em especial aos representantes de povos indígenas.