Evento
É uma alegria compartilhar o início de mais uma temporada de concertos da OSN UFF!
Aproveitamos este primeiro concerto para convidá-lo para desfrutar conosco as diferentes séries e concertos que a orquestra realizará durante o ano: série Alvorada, com a música tradicional de concerto; série OSN Popular, apresenta a música popular com sonoridades e característica de um grupo sinfônico; série OSN Cine, que exibe filmes com a sua trilha sonora interpretada ao vivo pela orquestra.
Nesta temporada, estarão conosco maestros já parceiros da OSN, como Silvio Viegas, Rafael Barros Castro e Marcelo Falcão. Contaremos ainda com estreias dos maestros José Soares, Carlos Moreno, André Muniz e da maestrina Vilane Trindade.Para os três primeiros concertos da temporada, convidamos a maestrina Natália Larangeira. Pela primeira vez regendo a OSN UFF, o concerto conduz um programa fascinante que destaca o trabalho de três compositoras excepcionais que marcaram suas respectivas épocas.
Iniciamos com a Abertura Fausto, Op. 46, de Emilie Mayer (1812-1883), uma das compositoras mais notáveis do Romantismo. Influenciada por Beethoven, Mayer capturou magistralmente a atmosfera dramática da obra de Johann Wolfgang von Goethe, criando uma música carregada de complexidade. Sua Abertura Fausto, com uma instrumentação imponente, evoca uma sensação de tensão e transformações, refletindo a luta interna do protagonista da obra literária de Goethe.
Seguimos com o “Concerto para Violino e Orquestra de Cordas”, de Claudia Montero (1962-2021), compositora argentina premiada com quatro Grammys Latinos. Sua música é profundamente enraizada nas tradições musicais sul-americanas, expressando uma fusão única de alegria e melancolia. O referido concerto, que lhe rendeu seu 1º Grammy, nos convida a uma jornada íntima, onde o violino solo de Ana de Oliveira se torna o elo entre o passado e o presente, entre a saudade e a celebração.
Por fim, a “Sinfonia nº 3 em Sol menor, Op. 36” de Louise Farrenc (1804-1875), uma das compositoras mais importantes do século XIX. Pioneira na composição e na educação musical, criou uma sinfonia de grande profundidade emocional e maestria técnica. Sua obra, dividida em quatro movimentos, combina energia febril e momentos líricos, com uma dramaticidade que se destaca, especialmente, no último movimento da sinfonia, um triunfo de força e espiritualidade.
O programa de hoje não apenas celebra a beleza e intensidade de cada composição, de cada gesto ou interpretação, mas também homenageia a contribuição das mulheres na história da música de concerto, mulheres que nos permitem perceber o mundo através de seus olhos, de sua arte.
Deivison Branco
Comissão Artística da OSN UFF 2025/26
30 de Março de 2025
Domingo | 10h30
Cine Arte UFF
Rua Miguel de Frias, 9 – Icaraí – Niterói
Ingressos: R$50 (inteira) – R$ 25 (meia)
Canais de venda: Guichê Web e Bilheteria