Evento

Nutricionista do ISC-UFF irá participar da 3ª Conferência Municipal de Segurança Municipal e Nutricional

Nutricionista do ISC-UFF irá participar da 3ª Conferência Municipal de Segurança Municipal e Nutricional

A Universidade Federal Fluminense (UFF) vai receber a 3ª Conferência Municipal de Segurança Municipal e Nutricional, uma iniciativa do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Niterói (RJ). O tema será “Comida de verdade nas mesas da nossa cidade: A Educação Alimentar e Nutricional como estratégia”. O evento ocorrerá nos dias 19 e 20 de junho, a partir das 18h, no Auditório Florestan Fernandes, bloco D, no Campus do Gragoatá.
Em sintonia com as políticas públicas formuladas pelo Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, o objetivo do evento é discutir como garantir alimentação adequada, saudável e sustentável para a população do município de Niterói. Isso envolve mudanças no modelo de produção e consumo dos alimentos, com ampliação da regulação do governo e da promoção da agroecologia.
A nutricionista do Instituto de Saúde Coletiva da UFF, Marlene Merino, vai representar a UFF e a Fundação Municipal de Saúde de Niterói, onde também atua. Merino irá coordenar os debates do grupo do Eixo 3, cujo tema é “Alimentos Industrializados: má nutrição e doenças crônicas”. “Essa discussão é importante porque envolve toda a questão da segurança alimentar no processo de industrialização e de processamentos dos alimentos. Sabemos que os alimentos ultraprocessados são os maiores responsáveis por causarem doenças crônicas”, explica Merino.
Outro ponto que a nutricionista levanta é referente aos alimentos transgênicos e se realmente é importante para a sociedade que o seu plantio seja ampliado. Merino convoca toda a população a participar, pois afirma ser vital que as pessoas conheçam os alimentos que estão levando para suas casas e que também haverá espaço para o debate sobre o custo da alimentação, principalmente para as pessoas mais pobres.
Haverá mais quatro eixos temáticos em discussão, sendo que cada um terá lugar em uma sala diferente: Eixo 1-Educação Alimentar e Nutricional; Eixo 2- Estratégias para o acesso à comida de verdade; Eixo 4- Ações de Segurança Alimentar e Nutricional voltadas para povos de comunidades tradicionais e Eixo 5- Aperfeiçoamento e ampliação do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional.
Os resultados desses debates serão apresentados na plenária programada para ocorrer a partir das 15h30, no dia 20 de junho. As propostas aprovadas serão levadas para serem discutidas na 5ª Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, que deverá ocorrer entre 3 e 6 de novembro deste ano, em Brasília (DF).
A programação completa do evento pode ser acessada na página http://goo.gl/3FiQwB . Os interessados em participar da Conferência Municipal deverão baixar o formulário de inscrição (VER ANEXO) e enviá-lo preenchido para o e-mail subsan@niteroi.rj.gov.br

Pular para o conteúdo