Evento

Nuang, caminhos da liberdade

Nuang, caminhos da liberdade

O espetáculo infantojuvenil “NUANG – Caminhos da liberdade” é uma narrativa de busca de autonomia e de fortalecimento das memórias ancestrais.  A obra é uma adaptação feita pela diretora Tatiana Henrique a partir do livro original de Janine Rodrigues.
“Dirigir esse espetáculo significa dizer pras crianças de hoje, nossos ancestrais de amanhã, tudo aquilo que eu queria ter reconhecido quando criança, mas ninguém tinha como me contar, porque os nossos mais velhos tinham sido ensinados a esquecer também”, diz Tatiana.
A obra também toca em pautas como a luta contra o racismo e a intolerância religiosa. “O modo como Nuang resolve as questões: com a força da magia da vida! E a gente precisa naturalizar a presença disso entre nós, porque a relação com a natureza, a convivência entre visível e invisível faz parte das nossas heranças africanas”, pontua.
O trabalho foi exibido em sessões ao vivo, via plataforma Zoom, e posteriormente disponibilizado no Youtube, tudo de forma gratuita.
Em dezembro de 2021, o espetáculo foi convidado a se apresentar presencialmente no 16º FESTECA, Festival Internacional de Teatro do Cazenga, em Luanda, Angola, com apresentações na sede do Anim’Arte, no Centro Cultural Brasil-Angola, e na Fundação Arte e Cultura, da Ilha de Luanda.
Sendo assim, o espetáculo é possível de ser apresentado em diversos ambientes, recebendo reciprocidade do público, tanto no ambiente virtual quanto no presencial.
O trabalho é construído a partir da estética africana e afro-brasileira das máscaras, narratividade e musicalidade e ambiência sonora, contando a história de Nuang, uma menina que nasce no Reino de Uthando, conectada aos valores do seu povo. A jornada de Nuang nos leva a fabular sobre a criação dos primeiros quilombos no Brasil, com o encontro com os povos indígenas.
Ficha técnica:
Livro original de Janine Rodrigues
Atuação: Hebert Said, João Pedro Zabeti, Junior Melo, Samara Costa e Tatiana Henrique
Concepção, direção e texto adaptado: Tatiana Henrique
Figurino e Cenografia: Carla Costa
Assistência de figurino: Cássia Salles
Assistência de cenografia: Marina Alves
Máscaras: Rodrigo Sangodaré
Direção Musical: Lwiza Gannibal
Preparação vocal: Lilian Valeska
Composições: Lwiza Gannibal e Tatiana Henrique
Iluminação: Hebert Said
Operação de luz: Thayssa Carvalho
Tradução em LIBRAS: JDL Traduções
Arte gráfica: Lukas Stonem
Assessoria de Imprensa: Laís Monteiro/Monteiro Assessoria
Apoios: Centro de Teatro do Oprimido, Goethe Institut, JDL traduções, Movimento Moleque, Piraporiando
Realização: Obalufônica e Humus

23, 24, 30 de abril e 01 de maio de 2022
Sábados e Domingos | 16h
Teatro da UFF
Rua Miguel de Frias, 9 – Icaraí, Niterói
Ingressos: R$ 20,00 (inteira)/ R$ 10,00 (meia)
Canais de venda: Guichê Web e Bilheteria

Pular para o conteúdo