Evento

Mesa Redonda: A Diversidade da Civilização e a Escolha do Caminho para Realizar os Direitos Humanos

A Faculdade de Direito da UFF e o Instituto Chongyang de Estudos Financeiros (RDCY) da Universidade Renmin (RUC), China, coorganizarão a Primeira Mesa Redonda China-América Latina sobre Direitos Humanos no dia 10 de setembro, no Rio de Janeiro. O evento tem como co-anfitriãs a Sociedade Chinesa de Estudos de Direitos Humanos e a Universidade Federal Fluminense (UFF).

O tema da Mesa Redonda é “A Diversidade da Civilização e a Escolha do Caminho para Realizar os Direitos Humanos”, com três sessões paralelas sobre os seguintes tópicos:

1. Contribuições da China e da América Latina para a Civilização dos Direitos Humanos.
2. Realização do Direito ao Desenvolvimento e Gozo dos Direitos Humanos Fundamentais.
3. Desafios Atuais e Soluções para a Governança Global dos Direitos Humanos.

Importante destacar, também, que o Brasil sediará a Cúpula dos Líderes do G20 no Rio de Janeiro, em novembro deste ano, e também a Cúpula do BRICS+ em 2025. Neste contexto, a parte chinesa considera ser esta uma ótima oportunidade e um ótimo período para implementarmos intercâmbios acadêmicos relacionados entre o Brasil e a China, e estendê-los aos países da América Latina para contribuir conjuntamente para as relações bilaterais e desempenhar um papel mais influente na comunidade acadêmica global.