Evento
O Centro de Artes UFF estreia a série “Conversatório”, na qual vão ser realizados diálogos online com nomes das artes visuais contemporâneas, nas mais diversas vertentes, sobre questões que estão sendo compartilhadas e discutidas também nas artes. O primeiro bate-papo acontece na terça-feira, dia 7 de julho, às 17h, nas páginas do Instagram do centro (@centrodeartesuff) e do núcleo de Artes Visuais (@artesvisuais.ceartuff).
O primeiro capítulo terá o tema “Falar de boca cheia”, nome da obra de Mulambö, artista visual de 25 anos, que em 2019 apresentou duas exposições marcantes: “Tudo nosso”, no Museu de Arte do Rio, e “Reservado para pixador amador”, na Galeria de Arte UFF Leuna Guimarães dos Santos, dentro do próprio Centro de Artes UFF. Este ano, antes da pandemia, passou pelo Centro Municipal de Arte Hélio Oiticica com a exposição “Prato de Pedreiro”. Mais recentemente, participou do programa IMS Convida, no perfil do Instagram do Instituto Moreira Salles, além da mobilização que faz com os milhares de seguidores na sua própria página (@mulambo.tu), onde o Conversatório será retransmitido em tempo real.
Ainda pouco utilizada no Brasil, a palavra ‘conversatório’ é muito comum nos demais países da América Latina para nomear um debate, uma reunião, uma palestra, um bate-papo ou qualquer momento dedicado a aprender conversando e trocando saberes. Com apresentação de Pedro Gradella, coordenador de Artes do Centro de Artes UFF, o convidado de lançamento da série vai falar um pouco mais de sua trajetória enquanto faz pensar sobre este mundo que acelerou nossas vontades de falar, ouvir, aprender e ensinar. Segundo Mulambö, “falar de boca cheia é um trabalho sobre bater de frente, não ser educado e falar com propriedade e consistência”.