Evento

Live: diálogo com a artista visual Anna Costa e Silva nas redes do Centro de Artes UFF

Live: diálogo com a artista visual Anna Costa e Silva nas redes do Centro de Artes UFF

No dia 29 de julho, quarta-feira, às 17h, será realizado mais um capítulo do programa Conversatório, que promove conversas com artistas visuais. O evento é realizado pelo núcleo de Artes Visuais do Centro de Artes UFF e tem transmissão pelo YouTube oficial do Centro de Artes UFF e pelas páginas do Instagram do setor de Artes Visuais e do Centro de Artes UFF.
Anna Costa e Silva é um dos nomes com maior reconhecimento de sua geração. A artista trabalha a partir de situações construídas entre pessoas, que propõem reformulações dos tecidos sociais e afetivos tendo o encontro como principal matéria. Seus projetos acontecem em algum campo sem nome, nas interseções entre artes visuais e cênicas, cinema e práticas relacionais.
Mestre em Artes Visuais pela SVA, de Nova York, realizou 10 exposições individuais entre 2014 e 2018 e recebeu prêmios como FOCO Bradesco ArtRio, Bolsa Funarte de Produção Artística e American Austrian Foundation Prize for Fine Arts. Este ano, recebe a sua segunda indicação ao Prêmio Pipa (anos 2018 e 2020). Tem trabalhos em coleções públicas e particulares e suas exposições circularam entre NY e grandes cidades brasileiras. Iniciou sua carreira como diretora de filmes e séries, tendo exercido a assistência de direção para cineastas como Cacá Diegues, Jorge Durán e Marcos Prado.
A visibilidade e a importância do ato do diálogo é algo notado em seu trabalho, seja nas narrativas de aspecto ficcional ou em trabalhos onde a interação com não-atores é, ao mesmo tempo, fonte e instrumento, como é o caso do trabalho ‘Ofereço companhia’, de 2017, e que neste momento ganha novas proporções.
‘Ofereço companhia’ foi uma ação realizada durante 21 dias, nos quais a artista se disponibilizou em tempo integral para oferecer companhia para qualquer pessoa em qualquer atividade. O anúncio foi colocado em jornais, sites de anúncio e redes sociais, alcançando um público inesperado. Toda companhia solicitada deveria ser atendida e todos os outros compromissos da vida da artista ficaram em segundo plano durante esse período.

Pular para o conteúdo