Evento
Não perca a primeira live promovida pela Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação – PROPPI, que contará com a participação dos professores-pesquisadores do Instituto de Matemática e Estatistica (IME) da UFF, María Amelia Salazar Pinzón e Jethro van Ekeren, que foram contemplados com financiamento do Instituto Serrapilheira para a realização de suas pesquisas. O edital de 2019 tinha como objetivo apoiar o desenvolvimento da carreira de jovens cientistas que tenham grandes perguntas em suas áreas. O resultado foi publicado no fim de maio.
María Amelia foi contemplada com o projeto “Grupóides e algebróides de Lie: teoria estrutural e aplicações”. Segundo a pesquisadora, sua pesquisa objetiva estudar propriedades de estruturas geométricas que surgem naturalmente em várias áreas da matemática e da física, com enfoque na geometria dos grupóides e dos algebróides de Lie. María Amelia destaca que, no que diz respeito ao edital, seu objetivo é generalizar resultados clássicos e frutíferos da teoria de grupos e álgebras de Lie. Trata-se de um percurso de pesquisa que vem se consolidando há alguns anos: “algumas das perguntas do projeto surgiram de trabalhos anteriores e várias das ferramentas e resultados que pretendo usar neste projeto foram desenvolvidas nestes trabalhos”, ressalta a pesquisadora.
Em relação Jethro, o pesquisador foi contemplado com o projeto “Teoria de representações de álgebras de vértices”, de grande importância na matemática pura, física quântica e até mesmo na química. Seu objetivo é avançar a teoria de representações de estruturas algébricas de importância na física moderna, como as álgebras de vértices, utilizando ferramentas geométricas e algébricas.