Evento
Em um momento significativo para a educação no Brasil, a Prefeitura de Niterói, através da Secretaria Municipal de Educação (SME), anuncia uma parceria estratégica com a Universidade Federal Fluminense (UFF) e a Fundação Euclides da Cunha: o P.A.L.A.V.R.A. O Programa de Alfabetização, Leitura e Autoria para Valorização e aprendizagens em Rede terá como objetivo potencializar os processos de aprendizagem e superar as marcas causadas pela pandemia do novo coronavírus.
O projeto integrado busca unir a teoria e prática de uma maneira revolucionária, com atividades pedagógicas e artístico-culturais, no turno e contraturno, além de investimentos em formação continuada, atividades de pesquisa e extensão para profissionais da rede. Outra parte importante do programa é o combate à evasão escolar, com a realização de busca ativa. Através dessa medida, será possível realizar a identificação, o controle e acompanhamento das crianças que, por alguma razão, estão fora da escola. Essa identificação auxilia no resgate do estudante e na garantia do direito à educação.
No cenário atual, pós pandemia, o P.A.L.A.V.R.A se insere para atender os 30 mil alunos da Rede Municipal de Educação e amenizar os efeitos negativos da pandemia sobre a aprendizagem dos estudantes que, diante do ensino remoto e híbrido, enfrentaram dificuldades, considerando aspectos cognitivos, socioafetivos, físicos e culturais. O programa está alinhado ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 4 (ODS 4), que visa garantir uma educação de qualidade, inclusiva e equitativa para todos.
O público-alvo deste projeto são os profissionais da Educação da Rede Municipal de Niterói e os estudantes de ensino superior da cidade. Além de desenvolver pesquisas aplicadas, o programa também oferecerá cursos, palestras, seminários e cerca de 400 bolsas para estudantes universitários atuarem como monitores nas Unidades de Educação. Com duração prevista de 24 meses, o projeto terá ações nas Unidades de Educação e outros espaços da Rede Municipal. Além disso, a Fundação Euclides da Cunha e a Universidade Federal Fluminense disponibilizarão espaços para diversas atividades, garantindo a inclusão e seguindo todas as normas estabelecidas.