Evento
Parafraseando Raewyn Connell, o poder das estruturas sociais na formação do indivíduo faz com que a sexualidade pareça não se transformar. Mas quando pensamos a partir da história da sexualidade, percebemos que as constantes modificações dos arranjos sociais reelaboram a todo o momento a nossa sexualidade, sempre posta em crise, pois não pode ser fixada nem exatamente reproduzida. Os corpos não são uma tela em branco a ser pintada exclusivamente pela sociedade. Somo também agentes envolvidos na construção do mundo e damos caráter eminentemente político à nossa sexualidade: ela é prazer, é reconhecimento, é identidade, mas também é fonte de injustiças e de prejuízos profundos. Assim, não é correto perguntar se a sexualidade muda. Essa resposta já está dada. A questão que nos provoca é saber como somos pintados, ao mesmo tempo em que nos pintamos, que cores são usadas nessa pintura e quais poderemos usar. Quando nossas tintas escorrem da tela, qual imagem será produzida? Precisaremos de uma imagem? Qual o futuro da sexualidade? Tendo futuro, qual será o desejado? Como o Direito lidará com as transformações da sexualidade? Como preencher o Direito com as nossas diferenças? Qual o futuro da sexualidade no Direito?
Estas são as considerações iniciais que forjam a criação do Grupo de Pesquisa Sexualidade, Direito e Democracia. Em 2014, inovando com a temática na pós-graduação em Sociologia e Direito da Universidade Federal Fluminense, o SDD deu seus primeiros passos no processo crítico, autocrítico e reflexivo sobre as interconexões entre o Direito e a Sexualidade. Composto por pesquisadores e pesquisadores doutores, doutoras, doutorandos, doutorandas, mestrandos, mestrandas, alunos e alunas da graduação em Direito da UFF, o grupo procura ampliar a crítica ao direito trazendo a ele e o levando para as pesquisas de gênero e sexualidade, como forma de repensar a democracia e o poder no Brasil. Partindo da questão “qual o futuro da sexualidade no direito?”, o primeiro produto coletivo do grupo aposta nesta discussão para repensar a paleta de cores que temos disponíveis e quais queremos usar no futuro, para seguirmos moldando nossas sexualidades sob critérios igualitários e emancipatórios.
Com muita satisfação, segue nossa programação:
Lançamento do Livro: Qual o futuro da sexualidade no direito?
Palestrantes:
Eder Fernandes – Coordenador do SDD
Adriana Geisler – Fiocruz
Ana Paula Martins – UNB
Carla Apollinário – PPGSD
Quando: 31.03.2017
Horário: 18h30min
Local: Salão Nobre da Faculdade de Direito UFF (Rua Presidente Pedreira, 62, Ingá, Niterói/RJ)
Inscrições no local. Mais informações divulgadas na página do evento.
O Lançamento do Livro acontecerá na semana da Calourada do CAEV – Direito UFF, que ocorrerá de 27 a 31 de Março. Não deixem de conferir e participar da programação da calourada: https://www.facebook.com/events/384273201959335/