Evento
ÍMPAR – espetáculo-lançamento do livro homônimo de Gilberto Gouma, com alguns artistas que participaram do livro. Haverá apresentações teatrais e musicais, com dramatizações dos contos, canções que foram compostas especialmente para a obra e projeções pictóricas. Contaremos com a participação de: Pierre Crapez, Breno Pessurno, Chiara Santoro, Fábio Cordeiro, JAN, Jorge Piri, Leila Maria, Lucrécia Marques. Teremos o pianista Rodrigo César e o violonista Zeh Netto, diretor musical do projeto.
Sobre o livro:
ÍMPAR é um livro que já se explica pelo título: uma obra singular, diferente, inesperada. São contos, acompanhados de interpretações em áudio, com trilha sonora composta especialmente para a obra. A direção musical é do Zeh Netto com a participação especial do João Carlos Assis Brasil.
Uma proposta inovadora que oferece ao leitor e ouvinte uma vivência única, pois dá vida à palavra, sentimento à narração. Neste livro, a percepção é intensificada e põe o público dentro da narrativa.
O texto de Gilberto Gouma é instigante, faz com que queiramos saber o final, que nunca é o que se supõe. Com carga dramática e pleno de imagens, nos transporta entre a literatura, o teatro e o cinema. O modo como burila as palavras, a carpintaria teatral, o roteiro imagético, faz com que enredos aparentemente simples transformem-se em tramas envolventes. O leitor ficará imerso nas sensações que estes contos e áudios estimulam. Momentos de mergulho e de voo, de embate e de doçura.
Nos diz a Teresa Rita Lopes, escritora, professora e investigadora da Universidade Nova de Lisboa: “Espero que o leiam desta maneira vagarosa, saboreando a parcimónia da sua linguagem que, tenho a certeza, entusiasmaria mestre Machado de Assis. O mais espantoso é que essa economia de ingredientes não lhe tira o sabor, pelo contrário: a mão que os manipula é sábia no seu manuseio.”
Site: www.gouma.art/ímpar
Importante: Parte da renda obtida com a venda do livro será destinada ao Retiro dos Artistas.
Sobre o autor:
GILBERTO GOUMA, poeta, contista, dramaturgo, videomaker. Teve em sua formação artística, contato com a música, a dança, o teatro e o cinema. Professor do Departamento de Arte da Universidade Federal Fluminense, desde 1992, ministrando disciplinas nas áreas de: Teatro, Literatura, Cinema, Planejamento e Gestão Cultural. Foi co-criador da Graduação em Produção Cultural, pioneira no Brasil. Em sua vivência artística trabalhou com nomes como Sérgio Britto, Gerald Thomas, Rubens Correa, Marilena Ansaldi, entre outros. Sua Tese em Comunicação, Cultura e Arte pela Universidade do Algarve (Portugal), reflete o seu interesse em mesclar diferentes meios expressivos.
12 de abril de 2022
Terça | 20h
Teatro da UFF
Rua Miguel de Frias, 9 – Icaraí, Niterói – RJ
Ingressos: R$ 5,00