Evento
A professora Gladys Ribeiro irá lançar a segunda edição do livro “A liberdade em construção: Identidade nacional e conflitos antilusitanos no Primeiro Reinado”, no dia 16 de novembro, às 16h, na Livraria Eduff Gragoatá, durante tarde de autógrafos.
Publicado pela primeira vez em 2002, a obra discute o início do processo de formação identitária da nação brasileira, partindo do processo de autonomização do país. A autora toma como marco de chegada os acontecimentos que precederam e sucederam o Sete de Abril, quando o Brasil foi (re)descoberto com a abdicação de Dom Pedro I e falou-se em nova e verdadeira Independência, liberdade total do “jugo português”.
Gladys destaca como a retórica da “união” e da “unidade”, no caso do Brasil, de Portugal e das possessões africanas, foi amplamente usada em fins do XVIII e inícios do século XIX. “Visava-se a uma certa utopia: o Império Luso-Brasileiro, rico, forte e poderoso. Laços ditos naturais e de sangue, além de vínculos comerciais, tornavam-nos ‘compatriotas’, ‘irmãos’ que deveriam viver em ‘paz e harmonia’ para alcançar a ‘felicidade’. E esses pretextos foram evocados até que interesses econômicos incompatíveis, de ambos os lados do Atlântico, geraram a separação definitiva, a independência total do Brasil, não mais simplesmente a autonomia”.
Esse e outros lançamentos da Eduff estão disponíveis para compra no site www.eduff.com.br.