Evento
No dia 20/06 (quarta-feira), às 16h, haverá o lançamento, pela Eduff e o Arquivo Nacional, da reedição ampliada de “Flora Fluminensis” de frei José Mariano da Conceição Vellozo, no Jardim Botânico do Rio de Janeiro (Solar da Imperatriz).
O evento contará com uma mesa redonda, com a presença de Aníbal Bragança (Diretor da Eduff), Renato Crespo (Diretor de Pesquisas do Jardim Botânico do Rio de Janeiro), Claudia Heynemann e Maria Elizabeth Brea (pesquisadoras do Arquivo Nacional e organizadoras da publicação), Begonha Bediaga e Marcos Gonzalez (pesquisadores do Jardim Botânico do Rio de Janeiro). A mediação do evento será feita por Leonardo Fontes, Coordenador de Pesquisa, Educação e Difusão de Acervo do Arquivo Nacional.
José Mariano da Conceição Vellozo, frei franciscano, foi líder de uma equipe pioneira que percorreu a então Província do Rio de Janeiro, entre 1783 a 1790, com o objetivo de conhecer detalhadamente a flora da região. Seu trabalho foi publicado 39 anos mais tarde, “trazendo as descrições e figuras de 1640 vegetais brasileiros e incluindo inúmeros indicações ecológicas, muitos nomes indígenas, etc”. Dessa forma, seu estudo é de grande relevância para o campo da botânica brasileira, principalmente do Rio de Janeiro.
Nessa reedição ampliada, a clássica obra é atualizada, possuindo outras floras, como a brasiliensis, além de maiores explicações sobre a divisão dos três reinos – Mineralogia, Botânica e Zoologia -, documentos de relatos dos viajantes, entre outros. Portanto, é um grande complemento para a importante coletânea, agregando mais informações para a área.