Evento
No dia 12 de dezembro, o professor e antropólogo Marco Antonio Mello irá participar da mesa-redonda “Lições Sobre Etnografia e Meio Ambiente” , para o lançamento da terceira edição do livro “Gente das Areias: história, meio ambiente e sociedade no litoral brasileiro” (Eduff), às 18h30, no Auditório da UFF Campos, em Campos dos Goytacazes. A mesa também será composta pelos professores José Colaço e Carlos Valpassos, com mediação da professora Glaucia Mouzinho.
Publicada em coautoria com o antropólogo Arno Vogel, a obra é um clássico da Antropologia Social e se propõe a destrinchar os efeitos de uma grande matança de peixes em um vilarejo de pescadores na cidade de Maricá, no Rio de Janeiro.
Na “luta do tostão contra o milhão”, como chamam os moradores, o drama social é contado a partir de um olhar sensível, que destrincha o que era, efetivamente, a vida “nas aldeias”. Assim, colocam em evidência o que nos passa despercebido durante o cotidiano, colocando o leitor como observador das diferentes paisagens que compõem a realidade dessas pessoas.
Alinhando dados estatísticos a experiências empíricas, os pesquisadores concluem sua análise respondendo à seguinte questão: qual o papel do etnógrafo, quando a cultura e a economia das comunidades pesqueiras entram em conflito com os interesses do “progresso” e da especulação imobiliária?
Esse e outros lançamentos da Eduff estão disponíveis para compra no site www.eduff.com.br.