Evento
O Núcleo Interseccional em Estudos da Maternidade, com o apoio das Pró-reitorias de Graduação – Prograd/UFF e de Assuntos Estudantis – Proaes/UFF, realizará nos dias 17, 18 e 19 de Setembro a Quarta Edição do Seminário Sobre Maternidade na Graduação – edição 2022 – Contexto pós- isolamento. O NIEM vem desde 2019, realizando colóquios, seminários e atividades relacionados ao fomento da organização universitária em busca dos direitos às mães estudantes aos espaços universitários, proporcionando a elas ambientes que propiciem a sua continuidade na Universidade, evitando a evasão dessas mães. O IV Seminário Nacional sobre Maternidade na Graduação dá continuidade aos debates e a exposição das mais recentes pesquisas que abordam o tema da maternidade e universidade. Temos como objetivo integrar pesquisas sobre políticas públicas institucionais, inclusões, movimentos materno-universitários e acadêmicos. Neste quarto ano, vamos reencontrar algumas pesquisadoras e estudantes que já estiveram em nossos seminários, objetivando prosseguirmos com alguns debates travados pós seus tempos de pesquisa, e condução de Gts e coletivos. O evento contará com mesas e apresentações de trabalho que darão visibilidade às lutas das mulheres mães que conciliam a maternidade e suas múltiplas jornadas, além de pesquisadoras que abordam esta temática na Graduação e na Pós-Graduação. Com o objetivo de debatermos as possibilidades, questões e ações necessárias para a garantia da equidade de gênero e direitos maternos dentro dos espaços estudantis e em toda a sociedade. O pensamento coletivo opera mudanças, todo indivíduo contribui para o pensamento coletivo. Contamos com a presença de todos!
17 de Outubro de 2022 (Segunda-feira):
10h – Abertura oficial do evento:
Alexandra Anastacio – Pró-reitora de Graduação
Marília Ortiz – Secretaria de Fazenda de Niterói
Alessandra Barreto – Diretora do Instituto de Ciências Humanas e Filosofia – UFF
Flávia Clemente – Diretora do Instituto de Arte e Comunicação Social UFF
10:30 – Lançamento de publicações
11h – Mesa 1: Decolonialidades e Ocupação
A luta das mães em maternagem nas universidades e a pluriversidade causada pelas rupturas e marcos decoloniais epistemológicos dentro das academias.
Josiane Peçanha: Dirigente do SEPE-Niterói, professora e pedagoga; especialista em Educação em Direitos Humanos, Diversidade e questões raciais e sociais. Mestra em ensino de História.
Mithaly Correa: Licencianda em Geografia pela UFRJ – CMUFRJ – integrante do GT Parentalidade e Equidade de Gênero da UFRJ e Coordenadora do Núcleo Materna.
Marinalva de Oliveira: Professora Titular da Faculdade de Educação/UFRJ e Coordenadora do Laboratório de Inclusão e Mediação Simbólica da UFRJ (LIMDA-FE/UFRJ). Militante dos direitos de PCDs e participa do Movimento Inclusão na educação Niterói.
14h – Mesa 2: Maternidade, Diversidade e Inclusão
A luta das mães em maternagem nas universidades e a pluriversidade causada pelas rupturas e marcos decoloniais epistemológicos dentro das academias.
Paula Ramos: Professora do Instituto Nutes de Educação em Ciências e Saúde (UFRJ) Mãe de Bernardo e Clarice – uma jovem de 22 anos com a síndrome rara Cri-du-chat Organizadora do Grupo Juntos.
Lucília Machado: Servidora, jornalista, mestra, membro da Comissão Permanente de Acessibilidade e Inclusão – UFF Acessível e da Frente Nacional de Mulheres com Deficiência.
Julia Machado: Concluinte do curso de licenciatura em Pedagogia pela UFF Mulher, mãe da Odara, pessoa com altas habilidades e super dotação
15h – Mesa 3: Mulheres-mães e inclusão sócio-cultural
O isolamento físico e sociocultural e os desafios e iniciativas de reinserção da mulher-mãe na sociedade considerando as questões de raça e classe.
Tatianny Araújo: Assistente Social, Mestranda UERJ e Servidora pública federal. Ativista do Fórum de Saúde/RJ, da Rede de Assistentes Sociais Pelo Direito de Decidir e da Resistência Feminista. Mãe do Pedro.
Simone Bastos: socióloga especializada em Políticas Sociais e Mestra em Sociologia do Trabalho. Professora FAETEC, estudante de Pedagogia e integrante do Núcleo de Estudos de Filosofias e Infâncias – NEFI/UERJ.Mãe do Joaquim.
Fernanda Bainha: Doutoranda UFF, professora e membra do CMUFF e NIEM. Mãe da Lia.
20h – Troca de experiências sobre Publicações e divulgação científica sobre Maternidade (mesa remota)
Link de acesso: https://www.youtube.com/watch?v=hfgrYOph-D0
Andreia de Souto-Marchand: Doutora em Medicina Tropical, Consultora em Health Equity, Public and Global Health, organizadora do livro Mulheres Cientistas e os desafios durante a pandemia.
Maria Carolina Eiras Coelho: Professora do PPG e da Faculdade de História da UFG; Coordenadora do GT Mulheres Cientistas e Maternidades Plurais-CNPq; e é colunista da Revista Claudia com a coluna Crônica de Mãe.
Camilla Cidade: Bacharel em Produção Cultural UFF, pós graduanda em Comunicação UFF, ex presidente Coletivo de mães UFF, membra CPEG e Coordenadora NIEM UFF.
18 de Outubro de 2022 (terça-feira)
15 às 17h – Encontro Nacional de Coletivos Materno-universitários (Remoto):
Link de acesso: https://www.youtube.com/watch?v=gzIec7J9MJo
Nesta terceira edição do Encontro Nacional de Coletivos se encontram representantes de 5 universidades em 3 regiões do Brasil: Universidade Federal Fluminense, Universidade Federal de Santa Catarina, Universidade Nacional de Brasília, Universidade Federal de Lavras e Instituto Federal do Rio de Janeiro. O objetivo do encontro é situar as pautas e as experiências e entender como estão os diferentes coletivos.
20h – Direitos de Acesso e projetos Maternos nas Universidades (remoto):
O Núcleo Interseccional em Estudos da Maternidade recepciona iniciativas de pesquisa e apoio para viabilidade da maternagem nos espaços acadêmicos e avanço das mulheres-mães.
Link de Acesso: https://www.youtube.com/watch?v=vYgtAud_LZs
O Núcleo Interseccional em Estudos da Maternidade recepciona iniciativas de pesquisa e apoio para viabilidade da maternagem nos espaços acadêmicos e avanço das mulheres-mães.
MANU – UFOP – Dr.a Camélia Vaz Penna
ManU – Maternidade e Universidade: Ações de acolhimento e apoio às estudantes da UFOP que são mães.
CPEG – UFF & Parent in Science – Dr.a.prof.a Letícia de Oliveira
Comissão Permanente de Equidade de Gênero – UFF
MMI – UFOP – Dr.a.prof.a Maria Collier de Mendonça
Midia Maternagens e Infâncias – Universidade Federal de Ouro Preto
19 de Outubro de 2022 (quarta-feira)
Apresentação dos Trabalhos Selecionados (remoto): 4 trabalhos por Simpósio.
Link de acesso : https://www.youtube.com/watch?v=LHf4dzkcAv4
09h – Simpósio Temático 1: Direitos Sociais: Acesso, permanência e formação universitária
10h – Simpósio Temático 2: Racismo, inclusão e cultura
11h – Simpósio Temático 3: Retorno pós isolamento, maternagem e estudos
12h – Simpósio Temático 4: Territorialidades e ocupação
14h – Resultados/ Mostra Artística