Evento
II SIMUPE: OFICINAS
De 02/04/2018 a 07/04/2018
De 2 a 7 de abril de 2018, o Centro de Artes UFF realizará a segunda edição do SIMPÓSIO DE MÚSICA E PESQUISA DA ORQUESTRA SINFÔNICA NACIONAL UFF (SIMUPE).O simpósio inclui palestras, oficinas, mesas de discussão, conferências, recitais e outras apresentações.
Como parte da programação, serão oferecidas 3 OFICINAS com inscrição online. Saiba mais sobre cada uma delas:
◾Oficina 1 – “Orquestra de Garrafas”
A Oficina “Orquestra de Garrafas” será realizada no dia 04/04/2018, às 14 h, no Teatro da UFF, e será ministrada pelo Prof. Dr. Rodrigo Serapião Batalha. A oficina envolve a prática musical com instrumentos alternativos (garrafas), com ênfase em jogos musicais de escuta e de criação musical.
– Público alvo: leigo e músico iniciante a profissional.
– Quantidade de vagas: até 50 (as inscrições se encerrarão quando as vagas previstas forem preenchidas)
– Tempo de duração: 1:30h (estimativa)
◾Oficina 2 – “Performance em jogo”
A Oficina “Performance em jogo” será realizada no dia 04/04/2018, às 15:30 h, no Teatro da UFF, e será ministrada pela Profª. Drª. Isadora Scheer Casari. Através da realização de jogos em grupos ou em duplas o participante experimentará o “ser performer” a partir de outra perspectiva que não a musical. O objetivo é convidar o participante a vivenciar e a refletir em grupo sobre a manutenção de uma presença ativa, concentrada e de troca com os co-jogadores e com o espectador. A ideia é que frente a uma situação nova de performance o músico participante possa voltar sua percepção para seu próprio corpo, para seus pensamentos, emoções e ansiedades que surjam no decorrer das atividades e, com isso, contribuir para os processos de tomada de consciência na performance musical. A oficina vai explorar sobretudo jogos de espelho, de atenção e de escuta muito difundidos em práticas teatrais, além de danças circulares presentes na cultura afro-brasileira. Ao final das atividades realizaremos uma síntese coletiva da oficina com o objetivo de compartilhar estratégias e saberes relativos a manutenção da atenção em relação a si-mesmo e ao outro durante a performance.
– Quantidade de vagas: até 30 participantes (as inscrições se encerrarão quando as vagas forem preenchidas)
– Duração: 2 horas (estimativa)
– Público alvo: músicos a partir de 15 anos de idade e professores de música .
– Orientação complementar: é recomendável o uso de roupa confortável que possibilite livre realização de movimentos
◾Oficina 3 – “Os implantados cocleares estão chegando: reflexos na educação acústica, musical e instrumental”
A Oficina “Os implantados cocleares estão chegando: reflexos na educação acústica, musical e instrumental” será realizada no dia 07/04/2018, às 9 h, no Cinema da UFF, e será ministrada pelo Prof. Dr. Leonardo Fucks.
Um grupo considerável de jovens com implante coclear e idades a partir de 17 anos comece a ingressar em instituições de ensino superior no ano de 2018. Considerando-se que um indivíduo de cóclea implantada tenha amplas condições de desenvolvimento musical e mesmo de realizar um curso superior nesta área, devemos esperar que as instituições universitárias estejam preparadas para esta nova e desafiadora realidade. Este fato levanta questões relevantes, a serem trabalhados de forma específica com estes estudantes, sobre aspectos conceituais acerca da natureza do som, da constituição física dos instrumentos, da percepção de sons naturais, musicais e daqueles mediados por processamento digital e da própria prática musical nestas condições. Por outro lado, esta condição especial abre oportunidades de trocas de experiências e conhecimentos entres indivíduos, seus docentes e colegas nas instituições de ensino musical, enriquecendo inquestionavelmente a educação em música. Nesta oficina, pretendemos apresentar e discutir algumas estratégias para a construção e uso de instrumentos e dispositivos que auxiliem neste processo pedagógico e dialógico.
– Quantidade de vagas: até 30 participantes (as inscrições se encerrarão quando as vagas forem preenchidas)
– Duração: 60 minutos (estimativa)