Evento
Em dezembro de 2016, a Lei de Diretrizes e Bases (LDB), em vigor na educação nacional, completará 20 anos, em cenário que torna urgente a afirmação da educação como direito humano fundamental, em que a escola pública e seus sujeitos sejam reconhecidos e valorizados.
O coletivo que compõe o Grupo de Pesquisa ELAC (Educação física escolar; experiências Lúdicas e Artísticas; Corporeidade) vem desenvolvendo projetos de pesquisa, ensino e extensão que aproxima a educação física da educação de jovens e adultos. E, por entender que a forma como está colocado na LDB dificulta a realização dessa prática pedagógica como parte da escolarização dos jovens e adultos, realizará seu I Seminário, com um subtítulo que indaga pela Educação Física na Educação de Jovens e Adultos.
Os argumentos apresentados no artigo 26 ainda estão com base na orientação da educação física pela ideia de aptidão física, a qual não contém preocupações escolares no desenvolvimento dessa prática pedagógica, exigindo esforços de alunos sobrecarregados pelo cotidiano de vida e trabalho. No entanto, com a perspectiva da cultura corporal, essa prática pedagógica vem se constituindo no escolar e, dessa maneira, existe uma materialidade de seu fazer pedagógico que pode contribuir para a escolarização desses alunos. Para isso, indagando o porquê da manutenção dessa redação na LDB, também queremos colaborar para aprofundar os estudos da área na modalidade, em encontro com todos os interessados na discussão.