Evento
O I Encontro Intercampi Sobre Violência e Diversidade de Gênero é um evento que visa à articulação de diversos atores sociais, a fim de promover a produção e circulação de informação sobre o cenário de violência contra mulher e contra a população LGBT no país e sua configuração no cenário local. Tem como objetivo, por meio da intervenção no território, convocar a sociedade para refletir sobre o tema e apresentar os dispositivos da rede da cidade que oferecem suporte às pessoas vítimas de violência.
O evento é uma iniciativa da sociedade civil organizada, coletivos, pensadores independentes, instituições locais, do Centro de Referência LGBT Hanna Suzart, da Pró-Reitoria de Extensão da UFF (PROEX), do Polo Universitário de Nova Friburgo (PUNF) e do Polo Universitário de Campos dos Goytacazes (PUCG), que buscam, em parceria, alternativas para a construção do enfrentamento ao heterossexismo, à misoginia e aos discursos de ódio perpetrados na sociedade em virtude da herança patriarcal e do conservadorismo. O I Encontro Intercampi Sobre Violência e Diversidade de Gênero integra as atividades do grupo que está elaborando a implantação do Centro de Referência UFF Diversidades e Violências.
A programação do evento conta com duas mesas, com a primeira denominada “A mulher no Brasil”, constituída por uma roda de conversa sobre feminismo, uma análise histórico política e reflexões sobre o enfrentamento da violência obstétrica e a cultura do estupro. Participam da mesa as professoras da UFF Rebeca de S. Azevedo e Priscila Starosky; a Enf. Obst. Andrea Lima Rodrigues; Tamires Borba e Natália Mello (Coletivo Frutos da Serra); a professora Luciana Boutiex, da UFRJ; e a socióloga Míriam Starosky (IUPRJ). A segunda mesa é denominada “Violência e diversidade, desafios de enfrentamento”, constituída por uma roda de conversa sobre a despatologização da diversidade sexual e reflexões sobre a violência de gênero. Participam da mesa a professora da UFF Bárbara Breder; a enfermeira Laís Schmidt (UERJ); Mayra Muniz (Coletivo Feminsta NF); e a psicóloga Sula Dutra, do Centro de Referência LGBT Hanna Suzart.