Evento
Em sessão online seguida de debate, Centro de Artes UFF apresenta o longa “O Beijo no Asfalto” e filme dedicado a trabalhadora do Teatro da UFF
Com transmissão ao vivo direto do Facebook e do YouTube do Centro de Artes UFF, o Cine Debate UFF traz, nesta quinta, dia 18, a partir das 19h, “O Beijo no Asfalto”, longa-metragem de Murilo Benício, e o micrometragem “Sheila Lucas: A Alma Brasileira”, de Ricardo Lyra Jr, filme em homenagem à personagem real de mesmo nome, que trabalha há décadas nos bastidores do Teatro da UFF. Após os dois filmes, haverá um debate com Pablo Ribeiro, montador de”O Beijo no Asfalto”, Augusto Madeira, que no filme interpreta o delegado Cunha, e mediação de Jorge Okada, professor e diretor de teatro.
A cadeia produtiva da cultura é repleta de profissionais cuja vida rende um filme. E, no Teatro da UFF, rendeu. Foi no convívio com a maquinista de palco Sheila Lucas, sua colega nas coxias do teatro da universidade, que o ex-iluminador do Centro de Artes UFF Ricardo Lyra Jr. concebeu o filme “Sheila Lucas: A Alma Brasileira” É uma homenagem à história de uma mulher simples que foi trabalhar nesse centro de artes como auxiliar de limpeza e logo começou a prestar serviços como camareira do teatro, onde, por sua intensa dedicação, teve sua vida transformada pelo novo ofício. Mãe, mulher negra e trabalhadora da cultura, Sheila se tornou uma espécie de “mãezona” dos trabalhadores nos bastidores do Teatro da UFF e é muito querida pelos produtores e artistas que passam pelo espaço. Pelo micrometragem, Ricardo, que além de iluminador, é ator, produtor e assistente de direção teatral, recebeu o prêmio de melhor documentário no festival CELUCINE 2019, principal mostra competitiva de filmes na categoria de 30 segundos a 3 minutos, produzidos por meio de fontes de captação digital.
“O Beijo no Asfalto” marca a estreia de Murilo Benício na direção. Numa adaptação ousada e diferente, que mescla teatro e cinema em preto e branco, o filme é uma adaptação da peça escrita por Nelson Rodrigues e encenada pela primeira vez nos palcos em 1961, com Fernanda Montenegro no primeiro elenco. O longa de 2018 mostra a história original e, em paralelo, há uma mesa de leitura e discussão sobre o texto sob supervisão do dramaturgo Amir Haddad, da qual Fernanda participa.
Baseado no texto de O Beijo no Asfalto, de 1961, o filme narra a história de Arandir (Lázaro Ramos), um homem que, num gesto banal, atende ao pedido de um beijo na boca feito por um sujeito prestes a morrer e que acabara de ser atropelado na avenida Presidentes Vargas. O ato é testemunhado por Amado (Otávio Muller), um repórter sensacionalista que passa a explorar o beijo entre dois homens para vender jornal, além de incitar a polícia a investigar uma suposta ligação entre Arandir e o morto. A obra se centra na discussão sobre o poder da conspiração e na destruição na vida de um homem até então anônimo. Na trama, Arandir é envolvido nas acusações feitas por seu sogro, Aprígio (Stênio Garcia), que insiste na ideia de que presenciou o beijo, quando, na verdade, estava de costas, e pela dúvida que a polícia e o repórter instauram na cabeça de sua mulher, Selminha (Débora Falabella). “O Beijo” ganhou o prêmio de melhor filme na 7ª edição do International Filmmaker Festival of New York, Prêmio de Outstanding Achievement in Acting para Lázaro Ramos e Seleção oficial da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo. Roteiro, produção e direção de Murilo Benício. A fotografia é de Walter Carvalho.
Cine Debate UFF
Curta + Longa
Dia 18/06, quinta, 19h
Sessão seguida de debate com o ator Augusto Madeira e com o montador audiovisual Pablo Ribeiro. Mediação do professor e diretor de teatro Jorge Okada. Projeto em parceria com a ArtHouse distribuidora.
Transmissão ao vivo pelo Facebook e YouTube do Centro de Artes UFF:
http://www.fb.com/centrodeartesuff
http://youtube.com/centrodeartesuffoficial
“Sheila Lucas: A Alma Brasileira”
Brasil, 2019, 3´, livre
De Ricardo Lyra Jr.
Sinopse: A história de uma mulher simples que foi trabalhar como faxineira e camareira de teatro e o trabalho transformou a vida dela.
“O Beijo no Asfalto”
Brasil, 2018, 98´, 12 anos
De Murilo Benício
Com Lázaro Ramos, Débora Falabella, Otávio Müller, Augusto Madeira, Stênio Garcia, Fernanda Montenegro e outros.
Sinopse: Ao presenciar um atropelamento, o bancário Arandir tenta socorrer a vítima, mas o homem só tem tempo para um último pedido: um beijo. Arandir beija o homem, mas é flagrado por seu sogro e fotografado por um repórter sensacionalista. Baseado na peça homônima escrita por Nelson Rodrigues.
Transmissão ao vivo pelas mídias sociais do Centro de Artes UFF:
Facebook: http://www.fb.com/centrodeartesuff
YouTube: http://youtube.com/centrodeartesuffoficial