Evento
A Prefeitura de Niterói, a Secretaria Municipal das Culturas e a Universidade Federal Fluminense convidam a todas e todos para o ato político e abertura da exposição ‘Rua da Relação 40: Testemunho Material da Violência de Estado’. Dia 31/03, véspera dos 61 anos do golpe militar, às 18h, no Centro de Artes UFF.
A exposição narra a história do Palácio da Polícia, que sediou o Departamento de Ordem Política e Social (Dops) do estado da Guanabara. O prédio, localizado na Lapa, funcionou como um centro de prisão e tortura de milhares de presas e presos, entre comuns e políticos.
Construído no início do século XX, o edifício abrigou outras instituições policiais que antecederam o Dops, como a 4ª Delegacia Auxiliar de Polícia, responsável pelas batidas em terreiros de religiões afro-brasileiras nas primeiras décadas do século.
Usando fotografias, recortes de jornal, vídeos e documentos oficiais que revelam diferentes faces da violência de Estado ao longo da história brasileira, ‘Rua da Relação 40’ é uma iniciativa do Coletivo RJ Memória, Verdade, Justiça e Reparação e da campanha Ocupa Dops.
Além da mostra, a programação inclui a exibição de filmes que aprofundam a reflexão sobre memória e direitos humanos. No dia 31, no Cine Arte UFF, serão exibidos “Trilha Sonora para um Golpe de Estado”, às 14h e “Ainda Estou Aqui, às 17h10. Os ingressos custam R$ 5. E terá também, às 20h, a exibição gratuita do curta “Eunice, Clarice, Thereza”, filme de 1979, apresentada em versão digital restaurada. Sessão seguida de debate com o diretor do filme, Joatan Vilela Berbel, e a professora Samantha Quadrat. No dia 1, às 19h, acontece o Cineclube Quase Catálogo com o lançamento de A Batalha da rua Maia Antônia, seguido de debate com a diretora. O filme retrata o conflito de outubro de 1968 entre estudantes e professores do movimento estudantil de esquerda ligados à Faculdade de Filosofia da USP.
Abertura : 31 de março de 2025 | Segunda | 18h
Período
31 de março a 30 de abril de 2024
Jardim da Reitoria da UFF
Rua Miguel de Frias, 9 – Icaraí, Niterói – RJ
Entrada Franca