Evento
O Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior (INFES) da Universidade Federal Fluminense (UFF) promoverá o evento de extensão “Reflexos de Beatriz Nascimento” nos dias 6, 7 e 22 de novembro, no auditório do INFES em Santo Antônio de Pádua, RJ. Coordenado pelo Professor Vitor Nascimento (PEB/INFES/UFF), com organização da Professora Cláudia Nascimento (SEEDUC-RJ), o evento homenageia a trajetória de Maria Beatriz Nascimento, ressaltando sua visão sobre o quilombo como um símbolo de resistência e alternativa social.
No primeiro dia, em 6 de novembro, ocorrerá a abertura do evento com uma palestra dedicada à vida e legado de Beatriz Nascimento, seguida do lançamento do livro Existências, de Cláudia Nascimento. Haverá também uma apresentação especial do Grupo de Dança Afro do Terreiro Ylê Ase Oba Ayra, trazendo a cultura afro-brasileira para o centro das discussões.
Em 7 de novembro, a programação se expandirá para atividades e reuniões, entre 10h e 17h, voltadas à apresentação dos resultados da pesquisa étnico-racial realizada no INFES/UFF. Entre os destaques desse dia estão a palestra de Mestre Nico Thomaz sobre a história das escolas de samba e casas de matrizes africanas de Pádua, ressaltando a importância da resistência negra, e apresentações culturais, como Caxambu Sebastiana II, Mineiro Pau e Boi Pintadinho.
No dia 22 de novembro, encerrando o evento, haverá uma palestra com exibição de vídeo, oficinas literárias, além da apresentação do Projeto Pérolas Negras, que mistura poesia e encenação para expressar a riqueza cultural afro-brasileira.
Organizado pela UFF e pelo INFES, o evento convida toda a comunidade para um encontro reflexivo sobre identidade, cultura e a resistência negra no Brasil, promovendo a valorização das heranças culturais e sociais no estado do Rio de Janeiro.