Evento
O Governo Federal, o Ministério da Cultura, o Estado do Rio de Janeiro e a Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa através da Lei Paulo Gustavo apresentam o premiado espetáculo infantil “Bisa Bia, Bisa Bel” no Teatro da UFF, em Niterói, nos dias 23 e 24 de março, às 16h.
Sucesso de público e crítica, o espetáculo “Bisa Bia, Bisa Bel” comemora o décimo ano de carreira, desde a sua estreia em 2014, e os sete prêmios recebidos, incluindo o de “melhor espetáculo do ano”, nas duas
principais premiações da cidade em sua temporada inicial. A curta temporada faz parte do lançamento do
projeto “Circulação Estadual – NOSSA VOZ!” que levará a várias cidades do estado do Rio espetáculos que
abordam como temas como questões de gênero, homofobia, racismo; envolvendo os Direitos Humanos, e visando reforçar a necessidade de darmos voz a grupos que são discriminados historicamente, projeto
idealizado pelo produtor e ator Alexandre Mofati. O espetáculo se apresenta pela primeira vez na cidade de Niterói, cidade natal da diretora e adaptadora da montagem, Joana Lebreiro, vencedora de Melhor texto adaptado pelas premiações CBTIJ e Zilka Sallaberry, além de Melhor direção pelo CBTIJ.
O premiado livro infanto-juvenil de Ana Maria Machado ganhou os palcos em 2014, como um musical
acústico, sob a direção e adaptação de Joana Lebreiro; e recebeu sete prêmios de teatro infantil. Escrito em 1981, o livro é considerado um dos dez livros infantis mais importantes do país, com mais de 500.000
exemplares vendidos. A autora recebeu muitos prêmios, entre eles o “Hans Christian Andersen”,
considerado o Nobel da Literatura Infantil e Juvenil.
O espetáculo tem como ponto de partida um grupo de cinco crianças, que juntas, lêem o clássico de Ana
Maria Machado. A partir daí, o livro ganha vida no palco através de canções e jogos, onde os amigos
brincam e interpretam os personagens. Em “Bisa Bia, Bisa Bel”, a autora nos conduz pela história da menina Isabel que, no convívio imaginário com sua bisavó e sua bisneta, vai aprendendo a conviver consigo mesma, em sua travessia para a puberdade. Ela encontra o retrato de sua bisavó, Beatriz, e começa a ouvir a voz de Bisa Bia que a acompanha sempre dando conselhos, com suas opiniões sobre as atitudes de uma mocinha bonita e “bem-comportada”, além de aguçar sua curiosidade pelas coisas de antigamente.
Em contraponto, surge a voz de sua futura bisneta Beta, ainda não nascida, com a visão de uma mulher do futuro e independente. Na fantasia de Isabel, essas vozes se confrontam e a menina mergulha na memória de sua família, buscando sua identidade, e acaba descobrindo por si mesma que as três – Isabel, Bisa Bia e Neta Beta – juntas são invencíveis. Com uma mistura do real com o imaginário, a narrativa aborda questões como memória e identidade, revelando diferentes concepções sobre o papel da mulher ao longo da História.
“Esse livro marcou a minha infância. Ele conta uma história emocionante com humor, poesia e lirismo.
Quando pensei em adaptá-lo para o teatro, não queria que a montagem fosse uma tradução literal do livro, mas uma verdadeira brincadeira em cima do palco. Meu objetivo é despertar nas crianças e nos pais o desejo de ler o livro depois de sair do teatro”, explica a diretora e adaptadora Joana Lebreiro.
“Quando escrevi Bisa Bia, Bisa Bel estava com muita saudade das minhas avós. Vontade de falar sobre elas com meus dois filhos. Não imaginava que pouco depois ia ter uma filha e essa linhagem feminina ainda ia ficar mais significativa para mim e que este livro fosse ganhar tantos prêmios e tocar tanto os leitores”, conclui a autora Ana Maria Machado.
Ficha Técnica:
Texto: Ana Maria Machado
Direção e adaptação: Joana Lebreiro
Elenco: Viviana Rocha / Raquel Penner / Laura Becker / João Lucas Romero / Diego de Abreu
Músicas: Marcelo Rezende e Joana Lebreiro
Direção musical e Preparação Vocal: Marcelo Rezende
Direção de Movimento: Nathalia Mello
Cenário: Carlos Alberto Nunes
Figurino: Mauro Leite
Iluminação: Aurélio de Simoni
Programação Visual: Miguel Carvalho
Assistente de produção: Mayara Voltolini
Operação de luz: Rodrigo Bispo
Produção: Alexandre Mofati e Maria Alice Silvério
Direção de Produção e idealização do projeto de circulação: Alexandre Mofati
Realização: Ofício Produções Ltda / Projeto “Circulação Estadual – NOSSA VOZ!”
06 e 07 de abril de 2024
Sábado e Domingo | 16h
Teatro da UFF
Rua Miguel de Frias, 9 – Icaraí – Niterói
Ingressos: R$ 30 (inteira) – R$ 15 (meia)
Canais de venda: Guichê Web e Bilheteria