Evento

Encontro Internacional da Rede de Saúde Coletiva da UFF

Encontro Internacional da Rede de Saúde Coletiva da UFF

A Universidade Federal Fluminense possui unidades acadêmicas em Niterói e em oito municípios do interior do Estado do Rio de Janeiro – Angra dos Reis (Instituto de Educação de Angra dos Reis); Campos dos Goytacazes (Instituto de Ciências da Sociedade e Desenvolvimento Regional); Macaé (Instituto de Ciências da Sociedade); Nova Friburgo (Instituto de Saúde de Nova Friburgo – ISNF); Petrópolis (Escola de Engenharia de Petrópolis); Rio das Ostras (Instituto de Ciência e Tecnologia); Santo Antônio de Pádua (Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior – INFES); e Volta Redonda, onde se situam o Instituto de Ciências Humanas de Volta Redonda, a Escola de Engenharia Industrial e Metalúrgica (EEIMVR) e o Instituto de Ciências Exatas (ICEx). Além do ensino presencial, a UFF oferece ainda cursos EAD (Educação a Distância) distribuídos em 28 municípios incluindo sua sede em Niterói.
Esse conjunto requer que existam atividades para integração das diversas Unidades, constituindo um corpo institucional com cultura, saberes e práticas que ganhem sinergia para o desenvolvimento do ensino, pesquisa e a extensão universitária, integrando esforços internos à Universidade, e interinstitucionais, combinados com as redes de serviços de saúde, educação, e políticas similares de proteção à vida, como assistência social e ambiental. Ao mesmo tempo, é necessário consolidar relações internacionais com vários Núcleos na América Latina e Europa, que trabalham com o tema da saúde coletiva.
Nesse sentido, a Rede de Saúde Coletiva da UFF se reuniu e vai realizar um Encontro Internacional para intensificar esta rede de intercâmbio, formalizar acordos de cooperação, e planejar atividades conjuntas em projetos de ensino e pesquisa, bem como, mobilidade de estudantes e professores entre as diversas instituições cooperantes.
Este Encontro é justificado também pelo fato de a Saúde Coletiva ser um campo de conhecimento em permanente transformação, incorporando novos saberes, de acordo com as experiências e a mudança do contexto social, sanitário e político no qual se constroem o pensamento e as práticas em saúde. Sua natureza transdisciplinar exige permanente atualização, feita geralmente em conexão com o mundo da educação e trabalho em saúde. Por se tratar de uma área com grande variação de experiências, a interação entre as Unidades e cursos na UFF, bem como aqueles com os quais já se mantém cooperação em outros países, é fundamental para o avanço deste campo na Universidade, e no estado do Rio de Janeiro.

Pular para o conteúdo