Evento
O deputado federal Chico Alencar e o deputado estadual Waldeck Carneiro participarão da mesa-redonda “O que o mundo pode aprender com a mudança educacional da Finlândia?”, ao lado das professoras Iduina Chaves e Célia Linhares, durante o lançamento da edição brasileira do livro “Lições finlandesas”, publicado pela Eduff. Com mediação do diretor da Eduff, Aníbal Bragança, o evento tem início às 18h, no Auditório do Núcleo de Estudos em Biomassa e Gerenciamento de Água (NAB), na Boa Viagem.
A obra do educador finlandês Pasi Sahlberg se propõe a mostrar de que forma a Finlândia conquistou os primeiros lugares nas avaliações internacionais de educação, por meio de um modelo próprio que se destaca dos outros países que lideram o ranking mundial, como China e Japão, devido às diferenças dos métodos aplicados nas escolas.
Iniciada ainda na década de 1970, a revolução finlandesa na educação foi marcada pela criação de um sistema único de ensino obrigatório e público, com o mesmo currículo em todo o país, o que democratizou o acesso ao ensino de qualidade para todos os cidadãos.
Ao invés de impor uma rotina pesada de deveres de casa, incontáveis avaliações e um ritmo exaustivo de estudos, a Finlândia aposta no desenvolvimento do corpo docente, que inclui um alto nível capacitação dos professores em universidades de ponta e liberdade para atuação em sala de aula. Não é a toa que, no país, o magistério é a carreira mais disputada entre os jovens, deixando para trás cursos tradicionais, como Medicina e Direito. Além de bem remunerada, a profissão é responsável por reter os principais intelectos do país.
Sem querer servir de um modelo pronto para ser aplicado a outras sociedades, o exemplo da Finlândia pode servir de inspiração para outras nações que pretendem atingir uma educação de qualidade.
Em breve, à venda.