Evento
David Chew – 70 anos
O Quarteto de Cordas da UFF foi criado a partir da contratação dos membros do Quarteto Bosisio pela Universidade Federal Fluminense, em dezembro de 1984. A partir de 1985, o grupo passou a atuar com o nome da universidade e essa história será melhor contada em 2024, ano em que o grupo celebra seus 40 anos de existência. Entretanto, a ideia é falarmos sobre aquele que, desde 1981, adotou o Brasil como sua casa e se prontificou a colocar o máximo de seu esforço musical, artístico e de promoção da música brasileira de concerto mundo afora, em especial, a música de Heitor Villa-Lobos: David Chew.
Nosso querido convidado, Commander of the Order of the British Empire, de origem inglesa e brasileiro de coração, foi membro fundador deste quarteto e, até às vésperas da pandemia de Covid-19, em dezembro de 2019, atuou como violoncelista deste grupo. Ao lado de Paulo Bosisio, Paulo Keuffer e Nayran Pessanha, empreendeu uma audaciosa viagem do Quarteto de Cordas da UFF ao Reino Unido da Grã-Bretanha (sua terra natal) na década de 1980, para tocar e gravar música brasileira de concerto.
Temos certeza que nosso colega Ubiratã Rodrigues deve ter muitas histórias para contar desses mais de 30 anos de convivência entre eles, viagens pelo estado do Rio de Janeiro, pela América do Sul, pela Europa, dentre outras. Incansável em sua luta para a democratização da música de concerto, criou o Rio International Cello Encounter, evento que marca o calendário anual da cidade do Rio de Janeiro, no mês de agosto, oferecendo concertos gratuitos em vários espaços da cidade, além de promover interações artísticas com a Dança, as Artes Visuais, e com vários gêneros musicais, sempre colocando o violoncelo e a música de câmara acessível para, cada vez, um número maior de pessoas. Inconfundível com seu visual sempre com personalidade e sotaque característico de quem tem um pé “lá” e outro “cá”, David professa a música como missão e segue agora em novos projetos como a Escolinha do Rio Cello, em parceria com o Museu Villa-Lobos, e seus diversos projetos de música de câmara.
Em maio deste ano, ele completou 70 anos de idade e, se continuar a nadar os dois mil metros diários que ele fazia antes do Covid-19, chegará aos cem anos com facilidade.
Resta-nos desejar vida longa, próspera e repleta de música, de realizações. Fica aqui o nosso abraço e votos de que possamos tocar juntos ainda por muitos anos.
Schubert e Holst são obras que falam por si. Bom concerto!
Quarteto de Cordas da UFF
Programa
Imogen HOLST (1907-1984)
Quinteto de Cordas para dois violinos, viola e dois violoncelos (1982)
I. Prelude
II. Scherzo
III. Theme and variations
Franz Peter SCHUBERT (1797-1828)
Quinteto de Cordas em dó maior, D.956 Op. posth. 163
Allegro ma non troppo
Adagio
Scherzo. Presto – Trio. Andante sostenuto
Allegretto
David Chew, violoncelista convidado
Quarteto de Cordas da Universidade Federal Fluminense
Tomaz Soares – 1º violino
Ubiratã Rodrigues – 2º violino
Clara Santos – viola
Glenda Carvalho – violoncelo
06 de agosto de 2023
Domingo | 10h30
Cine Arte UFF
Rua Miguel de Frias, 9 – Icaraí – Niterói
Ingressos: R$15,00 (valor único promocional)
Canais de venda: Guichê Web e Bilheteria