Evento
BBB – Barreto, Bruckner e Beethoven
A missão do Quarteto de Cordas da UFF é a de pesquisar e difundir a música de câmara para esta formação – dois violinos, uma viola e um violoncelo – bem como fomentar a produção do repertório contemporâneo nacional. Tradição-Contemporaneidade-Transmutação são as espinhas dorsais da programação do quarteto. A Tradição fundamenta-se na extensa literatura para quarteto de cordas existente há quase trezentos anos, nacional e internacional. Trazer Contemporaneidade consiste numa engajada programação de obras de compositores e compositoras da atualidade, descortinando a imensa produção nacional e internacional para esta formação. A Transmutação é encontrada nas pontes estabelecidas entre a diversidade de estilos musicais da música popular brasileira e internacional e a sonoridade do quarteto de cordas.
Neste programa com titulo inusitado “BBB”, a primeira obra é de autoria de Homero de Sá Barreto, Reverie n.º 2, para quarteto de cordas. Sá Barreto, nascido em Cravinhos (distrito de Ribeirão Preto, SP), descende de uma família proprietária de fazendas de café do interior do Estado do RJ e de SP. Teve sua formação musical no Instituto Nacional de Música (atual Escola de Música da UFRJ) e no Conservatório de Música do Rio de Janeiro. “Homero teve participação na fundação da Escola de Música Fluminense, em Niterói em 1914, juntamente com o violinista Marcos Salles (diretor) e o flautista Servio Lago” segundo pesquisas de Thadeu de Morais Almeida e Maria Alice Volpi. Reverie (devaneio, em francês) é um estilo de peça musical contemplativa, muito comum no pós-romantismo da música francesa do início do século XX. A Reverie n.º1, para violino ou violoncelo e piano, foi publicado em 1910. Até o momento, não foi encontrada a data da obra Reverie n.º2.
O programa segue com a única obra composta para quarteto de cordas por Anton Bruckner. Compositor austríaco foi organista e é notadamente reconhecido pelas suas obras sacras e, sobretudo, pela grandiosidade e complexidade de suas sinfonias orquestrais. Esta obra foi composta em 1862, quando Bruckner estudava orquestração e composição com Otto Kitzler. Não se tem notícia da estreia desta obra durante a vida de Bruckner. A mesma foi redescoberta na Alemanha em 1950 pelo Quarteto Koeckert e foi estreada em 1951.
O Quarteto de cordas Op.18 n.º1, em Fá maior de Ludwig van Beethoven encerra este programa. Publicado em 1801, foi composto durante o ano de 1799, além de uma revisão em 1800. Tendo sido escrito após o Opus 18 n.º 3, foi colocado como o número 1 por uma sugestão de Ignaz Schuppanzigh (violinista e amigo do compositor) por ser “o mais longo e o mais brilhante da série e [possuir] uma vitalidade feliz’’.
Tomaz Soares.
PROGRAMA
Homero de SÁ BARRETO (1884-1924) – 140 anos de nascimento
Reverie, n.º 2, para quarteto de cordas
Anton BRUCKNER (1824-1896) – 200 anos de nascimento
Quarteto de cordas em Dó menor, WAB 111 (1862)
Allegro moderato
Andante
Scherzo. Presto – Trio
Rondo. Schnell
Ludwig van BEETHOVEN (1770-1827)
Quarteto de cordas n.º1 em Fá maior, Op.18, n.º1
Allegro con brio
Adagio affettuoso ed appassionato
Scherzo: Allegro molto
Allegro
27 de Agosto de 2024
Terça | 19h
Teatro da UFF
Rua Miguel de Frias, 9 – Icaraí – Niterói
Ingressos: R$30 (inteira) – R$ 15 (meia)
Canais de venda: Guichê Web e Bilheteria