Evento

Cine Debate – Nossa Bandeira Jamais Será Vermelha

Cine Debate – Nossa Bandeira Jamais Será Vermelha

Nossa Bandeira Jamais Será Vermelha, Brasil, 2019, 72`, Livre
De Pablo Guelli
Filme denuncia concentração de mídia no Brasil
“A nossa bandeira jamais será vermelha” mostra que a escalada do país rumo ao fascismo ocorreu a partir do colapso do sistema de informações brasileiro.
O filme mostra a luta dos jornalistas independentes no Brasil para romper o embargo informativo imposto pelas 6 famílias que dominam o sistema de informação do país.
O Brasil tem “6 Berlusconis” que juntos concentram mais de 90% da audiência nacional, em todos os tipos de mídia. Segundo os entrevistados, os Berlusconis foram responsáveis por uma das maiores fraudes jornalísticas de todos os tempos: uma manipulação em massa que destruiu a confiança das pessoas na imprensa tradicional e jogou o país em direção ao fascismo.
“Este filme é bom como um bom vinho: um retrato essencial da mídia brasileira. É fundamental para entender os dias de hoje. Mais do que um filme, trata-se de um ato de coragem do diretor e do canal que o contratou”, afirma o cineasta Silvio Tendler.
Produzido pela Salamanca Filmes para o canal CINEBRASiLTV, o documentário foi produzido e dirigido pelo jornalista Pablo Guelli.
O filme traz análises de renomados jornalistas e acadêmicos, como Glenn Greenwald, Noam Chomsky, Luis Nassif, Laura Capriglione, Xico Sá, Ana Magalhães, Igor Fuser, Jessé Souza, Tales Ab’Saber e Rodrigo Vianna. A trilha sonora original é de André Abujamra.
É a primeira vez que um filme brasileiro denuncia a concentração de mídia local, considerada pela ONU como “a mais alta do mundo ocidental”.
Ao examinar a influência da imprensa brasileira nos eventos sociopolíticos que ocorreram entre 2013 e 2019, “A nossa bandeira jamais será vermelha” responde a uma pergunta que está intrigando o mundo todo:
Quem é Jair Bolsonaro, e como ele se tornou o presidente do 6º país mais populoso do mundo?

Após a sessão haverá debate com o diretor do filme, Pablo Guelli. A mediação será de Mônica Mourão, professora do Departamento de Comunicação da UFRN.
11 de fevereiro de 2021
Quinta | 19h
Transmissão:
https://www.facebook.com/centrodeartesuff/
https://www.youtube.com/CentrodeArtesUFFOficial/

Pular para o conteúdo