Evento

Cine Arte UFF recebe sessão da Cineorquestra Soundpainting Rio, com trilha sonora e sonoplastia do filme "A General" no dia 3 de maio

Cine Arte UFF recebe sessão da Cineorquestra Soundpainting Rio, com trilha sonora e sonoplastia do filme "A General" no dia 3 de maio

IMPORTANTE: DISTRIBUIÇÃO DE SENHAS 1H ANTES, COM CONTROLE DE FILA

EUA, 1926, 89’, 12 ano
De Buster Keaton e Clyde Bruckman
Com Buster Keaton, Marion Mack, Glen Cavender

Sinopse: Quando a Guerra Civil americana teve início, o maquinista Johnny Gray, apaixonado pelo seu trem A General, não foi aceito para lutar porque seria mais útil como engenheiro da ferrovia. Assim, sua amada Annabelle começou a pensar nele como covarde. Ao perseguir sozinho um bando de espiões unionistas, que roubaram o trem A General e dentro dele Annabelle Lee, Gray tem a chance de provar sua coragem, mas também sua loucura.

Cine Arte UFF recebe sessão da Cineorquestra Soundpainting Rio, com trilha sonora e sonoplastia do filme “A General”

No dia 03 de maio, às 20h, com entrada franca, o Cine Arte UFF, em Icaraí, recebe mais uma sessão da Cineorquestra Soundpainting Rio, que realiza ao vivo a trilha sonora e sonoplastia do filme “A General” (1926).
O título não apresenta nenhum erro de concordância. ‘A General’ foi assim denominado pois se refere a uma locomotiva. Esta é a obra-prima de Buster Keaton (1895-1966), um dos maiores comediantes do cinema inventivo. Acrobata perfeito e ligeiramente modesto, apenas co-assinava seus filmes – perfeitos em termos de posicionamento de câmera, no sentido de extrair um maior efeito humorístico.

A história ocorre durante a Guerra da Secessão. Buster quer se engajar nas tropas sulistas, mas, ao invés de trajar um uniforme, continua a conduzir a locomotiva “General” em missões perigosas, logo depois de roubá-la do inimigo. Sempre tirando proveito de sua “cara de pau” (ele era conhecido como “o homem que nunca ri” devido à sua expressão imutável), Buster denuncia com humor o absurdo da guerra e do processo mecânico, enfrentando impassível todos os cataclismas. A trama foi inspirada num caso real de guerra, onde um mecânico sulista realizou um feito parecido. Com imagens esplêndidas, o filme atinge um clímax espetacular, jamais produzido para uma comédia.

Sobre o soundpainting

Desenvolvida na década de 1970 pelo compositor nova-iorquino Walter Thompson, a linguagem do soundpainting é uma técnica de sinais para comunicação de músicos e outros artistas. Hoje já existe uma comunidade de “falantes” ao redor do mundo utilizando-a para a criação de música, dança, teatro e performance. O Soundpainting Rio, que estará à frente deste concerto, é o primeiro grupo carioca a trabalhar especificamente com o soundpainting desde 2013, sendo coordenado pelo soundpainter Taiyo Omura. Uma orquestra performática, com trinta músicos e convidados especiais, que já realizou mais de 10 cine-concertos.

Pular para o conteúdo