Evento

Ciclo de Debates: Ciclo de debates "Fé, Política e Cinema do Real"

Ciclo de Debates: Ciclo de debates "Fé, Política e Cinema do Real"

O Ciclo Fé, Política e Cinema do Real é uma produção do Canal Cinema e Sociedade, projeto de ensino de professores do Instituto de Ciências Humanas e Sociais da UFF, e tem como objetivo discutir um tema sensível e atual: a discussão entre a fé e política presente no documentário contemporâneo. O cinema que se aproxima do real incorpora a diversidade constitutiva das narrativas criadas pelo audiovisual e acompanha as transformações da realidade operadas na sociedade em que vivemos. Fé e política são temas que se atravessam durante a história e no caso brasileiro há um avanço do fundamentalismo que liga a fé a um sentido único e conservador. Diante desse cenário, apostamos na pluralidade das formas de expressão da fé e numa relação profícua entre a transcendência humana e a imanência da política como via de composição democrática.
Os quatro filmes selecionados para o ciclo, assim como os diretores e debatedores vão discutir a diversidade audiovisual, religiosa e do desafio político tão urgente e vital para o nosso futuro. As lentes do cinema compõe com o sagrado e o segredo da existência.

Debates:

· 26/10 às 18h: Sagrado Segredo – Diretor André Luiz Oliveira e Luís Rocha Melo (UFJF)

· 09/11 às 18h: Nosso Sagrado – Dir. Fernando Sousa e Gabriel Barbosa

· 23/11 às 18h: Valdenses – Diretor Marcelo Gonnet

· 07/12 às 18h: Descalço sobre a terra vermelha – Homenagem a Dom Pedro Casaldáliga

As inscrições são gratuitas e os certificados serão gerados para quem tiver participado de 75% dos encontros do evento Fé, política e cinema do real. Os debates dos filmes serão exibidos pelo canal Cinema e Sociedade no Youtube e a participação do debate se dará pelo chat do canal. Vamos disponibilizar dois dias antes do debate os filmes para os inscritos no evento, caso o filme não esteja disponível online. O debate será aberto também para os não inscritos no evento.

Pular para o conteúdo