Evento

Brinquedoteca da UFF Rio das Ostras promove eventos

Brinquedoteca da UFF Rio das Ostras promove eventos

No dia 30 de novembro e no dia 7 de dezembro o projeto Brinquedoteca da UFF De Rio das Ostras estará promovendo dois eventos. O Primeiro é um bate- papo “Desafios da parentalidade na Universidade”, no horário de 13h às 15h, no container 18. E o segundo evento será o Natal da Brinquedoteca, das 14h às 17h, na tenda do projeto.
A Brinquedoteca é um espaço para a criação de brincadeiras livres e orientadas em que a criança possa desenvolver a imaginação, aprimorando suas potencialidades físicas, emocionais, culturais e sociais além de oferecer  um ponto de apoio para as famílias, oferecendo local para amamentação/ordenha de leite materno, troca de fraldas e acolhimento familiar, no pleno desenvolvimento da parentalidade . Este é o projeto Brinquedoteca da UFF de Rio das Ostras que foi desenvolvida sob a orientação da professora de Psicologia do Curo , Fabia Monica de Sousa.
O projeto Brinquedoteca da UFF Rio das Ostras tem como objetivo oferecer um espaço lúdico de apoio parental para os estudantes, técnicos, docentes e demais trabalhadores, atendendo a crianças de até 11 anos de idade, enquanto os pais e/ou responsáveis se encontram em atividades acadêmicas e laborais. Este projeto de construção de um espaço lúdico é de suma importância para o campus, de modo a atender às necessidades da comunidade acadêmica, além de um espaço seguro em que as crianças possam se desenvolver.
A Brinquedoteca conta com a realização de atividades temáticas, com periodicidade fixa, preferencialmente diária, ministradas por profissionais convidados, servidores e discentes da UFF,de acordo com uma programação selecionada para a faixa etária atingida. As atividades a serem desenvolvidas envolvem, mas não se restringem a: realização de oficinas, rodas de conversa, contação de histórias, teatro, musicalização, pintura, esportes, brincadeiras, interação com o meio ambiente.
Também estão previstas rodas de conversa e demais atividades acadêmicas direcionadas aos responsáveis e familiares abordando temas diversos, voltados para a interação familiar, ambiental e social com as crianças atendidas, fortalecendo ainda mais os vínculos entre todos. A proposta é que cada criança se aproprie e utilize suas linguagens físicas, cognitivas e emocionais a partir de seu repertório histórico, cultural e saberes em diálogos corporais com a brincadeira.
“Nosso objetivo central com o projeto Brinquedoteca é co-construir um espaço lúdico e interativo com as/os filhas/os de alunas/os, servidores docentes e técnico-administrativos, propiciando o bem-estar e desenvolvimento das crianças e o acolhimento e apoio dos responsáveis durante sua vida acadêmica. Pretende-se também promover uma área de integração com as crianças da comunidade no entorno da universidade, ampliando redes e conexões, efetivando a vocação universitária no tripé ensino- pesquisa-extensão. Por ter um cunho também social, a brinquedoteca universitária é espaço de diálogo que traz para o meio acadêmico, muitas histórias partilhadas e compartilhadas entre os atores e suas narrativas carregadas de sabedoria e experiência, enquanto espaço de extensão” enfatizou a professora Fábia Mônica.

Resultados
O primeiro grande efeito do projeto tem sido o levantamento de dados sobre a nossa comunidade acadêmica, fazendo com que possamos não apenas consolidar dados sobre os possíveis usuários da brinquedoteca, mas também gerar visibilidade sobre o tema. O instagram @brinquedotecacuro tem sido usado como  ponto de divulgação e conexão.
Parcerias estão sendo realizadas agregando ao Brinquedoteca importantes segmentos da universidade, como a BRO (Biblioteca de Rio das Ostras), a Atlética, o LabIntegraUFF (Laboratório de Práticas Integradas em Vivências Acadêmicas, Acolhimento Estudantil e Saúde Mental), o LabppUFF (Laboratório de Políticas Públicas da UFF), além do amplo apoio das direções dos Institutos de Humanidades e Saúde e o  de Ciência e Tecnologia.
Segundo a orientadora do projeto o engajamento de toda a comunidade acadêmica vem crescendo de forma bastante significativa, sendo ampliada por diversas ações. “Uma delas tem relação com a Campanha de Doações para o Brinquedoteca, solicitando livros infanto-juvenis, brinquedos e materiais esportivos, de desenho, pintura e música que possam compor nosso acervo.Temos atuado ainda em outras ações, como a ampliação da divulgação do projeto junto à comunidade acadêmica, a decoração coletiva do espaço físico da brinquedoteca, Rodas de Conversa “Brinquedoteca UFF CURO: desafios da parentalidade na universidade” e rodas de contação de histórias, entre outras”.
A equipe é composta pela professora Fabia Monica Souza dos Santos (Orientadora); Janaine Aparecida Ferreira de Sá; Mara Sizino da Victoria; Marcia Cristina Chaves do Nascimento,Maria de Fatima Camelo Cunha Gomes; Monnique São Paio de Azeredo Esteves Veiga e Vivian Pinto Freitas da Silva.
Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail brinquedotecauffro@gmail.com.

Pular para o conteúdo