Evento

Aula Inaugural 2018/2 do Instituto de Computação

Aula Inaugural 2018/2 do Instituto de Computação

De forma a marcar o início do segundo período letivo de 2018, será realizada, no dia 29/08, quarta-feira, às 16h, no Auditório do Instituto de Computação, a aula inaugural do Instituto de Computação.
A aula inaugural será proferida pela Profa. Ana Tereza Ribeiro de Vasconcelos, do Laboratório Nacional de Computação Científica, com o tema “Biologia Computacional aplicada ao estudo de vírus, bactérias e doenças genéticas humanas”.
O tema da palestra é bem interessante, principalmente para os calouros dos nossos cursos.
Contamos com apoio de todos para termos uma ampla participação da comunidade do IC!
Apresentamos, a seguir, um resumo da palestra e o mini-cv da Profa. Ana Tereza.

Resumo da Palestra: Serão apresentadas as atividades de sequenciamento em larga-escala de DNA e de Biologia Computacional, utilizando a infraestrutura de Computação de Alto desempenho do Laboratório Nacional de Computação Científica que permite uma análise mais rápida dos dados gerados para diversos modelos biológicos.
Mini-CV: Ana Tereza Ribeiro de Vasconcelos possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1983), mestrado em Ciências Biológicas (Biofísica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1995) e doutorado em Ciências Biológicas (Genética) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000). Atualmente, é pesquisadora Laboratório Nacional de Computação Científica, professora credenciada no Departamento de Genética da Universidade Federal do Rio de Janeiro e Cientista do Estado do Rio de Janeiro. Participou da criação e foi a primeira presidente da Associação Brasileira de Bioinformática e Biologia Computacional (AB3C). É coordenadora da Unidade de Genômica Computacional Darcy Fontoura de Almeida. É também coordenadora do recém-criado Laboratório Internacional Associado (CNRS) na área de Bioinformática. É membro do Comitê de Assessoramento de Genética (CA-GE), no período de 01/07/2014 a 30/06/2017 e do Conselho da SBPC – quadriênio 2015-19. Tem experiência na área de Bioinformática e de Biologia Computacional atuando principalmente nos seguintes temas: Genômica, Desenvolvimento de métodos matemáticos e ferramentas computacionais aplicados a genômica e anotação de genomas.

Pular para o conteúdo