Evento

Antoine Lilti lança ‘A herança das Luzes” no Colégio Brasileiro de Altos Estudos da UFRJ

Antoine Lilti lança ‘A herança das Luzes” no Colégio Brasileiro de Altos Estudos da UFRJ

No dia 12 de setembro, o historiador francês Antoine Lilti, professor do Collège de France, vai lançar o livro “A herança das Luzes”, que acaba de ser traduzido e publicado pela Eduff, após a conferência “Devemos condenar o Iluminismo?: um exercício de controvérsia”, que tem início às 17h, no Colégio Brasileiro de Altos Estudos da Universidade Federal do do Rio de Janeiro (CBAE/UFRJ). O evento será em francês e terá tradução simultânea.

Na obra, que em tradução de Andrea Daher e Luiz César de Sá, o autor demonstra que, embora invocado como combate ao obscurantismo e associado ao culto ao progresso ou ao liberalismo político, o Iluminismo não propôs uma doutrina filosófica coerente ou mesmo um projeto político único..

Lilti confronta autores emblemáticos e outros menos conhecidos e propõe devolver ao Iluminismo sua complexidade histórica e repensar um conjunto de questões e problemas, para além de um pensamento pronto e reconfortante. Partindo das questões de Voltaire sobre o comércio colonial e a escravidão e indo até as últimas reflexões de Michel Foucault, passando pela crítica pós-colonial e pelos dilemas do filósofo diante do público, “A herança das Luzes” traz uma visão renovada de um movimento que precisa ser redescoberto.

Pular para o conteúdo