Evento

6º Colóquio de Cinema e Arte da América Latina começa dia 03 de setembro na UFF

6º Colóquio de Cinema e Arte da América Latina começa dia 03 de setembro na UFF

O VI Cocaal – Colóquio de Cinema e Arte da América Latina – Campos vadios, mitos minados, acontece nos próximos dias 3, 4, 5 e 6 de setembro de 2018, com programação que combina seis Grupos de Trabalho, pela manhã, no prédio do Serviço Social e em uma sala do prédio da Economia no Gragoatá, e atividades, na parte da tarde, na Sala Interartes do Instituto de Artes e Comunicação Social da UFF (IACS-UFF). É nela, aliás, que o evento inicia: às 16h da segunda-feira, dia 03, vai haver a exibição de dois filmes da cineasta Lílian Solá Santiago que será homenageada na Sessão de Abertura do Cocaal, que também será na Interartes, às 18h.
A VI edição do Cocaal mantém a proposta do evento que tem como objetivo partilhar experiências e estudos sobre cinema, audiovisual e arte da América Latina, em uma perspectiva de diálogo com outros campos de conhecimento, particularmente das ciências humanas. Nesse sentido está sua interdisciplinaridade, já promovida pelas cinco primeiras edições (uma delas, a de 2015, também na UFF), ao centrar suas discussões em grupos temáticos. Vale destacar que neste ano o Colóquio será realizado em parceria com o II Cocaf – Colóquio Brasileiro de Cinema de Autoria Feminina -, que reúne pesquisas sobre mulheres no audiovisual, com o intuito de, entre outros aspectos, rever o papel feminino na história do cinema, muitas vezes tão omitido.
A parceria se consolidou especialmente em função dos dois eventos terem como eixo destacar a atuação feminina no cinema e arte da América Latina. A proposta balizou a formação das mesas e, também, do curso “Cinema de Mulheres Indígenas na Guatemala” com a cineasta Flor de Maria Alvares Medrano, que vai acontecer nos dias 5 e 6 de setembro, das 10h às 12h, também na Sala Interartes do IACS. Nascida em Santa Cruz del Quiché, na Guatemala, a cineasta é formada em terapia social e atua no grupo Mujeres Mayas, realizando trabalhos de autonomia para as mulheres baseados na diversidade e no multiculturalismo o que implica, entre outros desdobramentos, denunciar violências de gênero e o racismo em relação às populações indígenas na Guatemala. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas através do link. O curso dará direito a certificado aos que participarem dos dois dias.
O evento é uma realização do Departamento de Cinema e Vídeo, do PPGCINE-UFF, do PPGMC-UFF e o GECILAVA e conta com o apoio da CAPES, da PROPPI e do IACS. As inscrições para participar como ouvinte ainda estão abertas. Vale muito conferir a programação completa que está disponível no site do VI Coccaal- II Cocaf: https://cocaal2018.wordpress.com/programacao/

Local: Universidade Federal Fluminense – IACS
R Lara Vilela, 126, São Domingos.
Niterói, RJ
Data: 3 a 6 de setembro 2018.

Pular para o conteúdo