Curso de graduação
Código e-MEC
O Curso de Graduação em Ciências Naturais, que visa a formação de um profissional capacitado para exercer suas atividades na educação básica, prioritariamente no Ensino Fundamental, como educador para a Ciência e para o meio ambiente.
Com sede em Santo Antônio de Pádua, esse curso foi criado pela Resolução do CEP nº 003/11, de 26/01/11, publicado na seção III, p. 035 do BS nº 033, de 01/03/2011, e possui ênfase em Educação Ambiental. Seu currículo foi aprovado pela Resolução do CEP nº 297/2011, de 13 de julho de 2011.
Esse curso visa preparar professores para atuarem com ensino de Ciências Naturais no Ensino Fundamental e Ensino Médio, no âmbito da formação de professores, levando em consideração o desenvolvimento científico da área, as discussões e diretrizes para a formação do professor da Educação Básica em Nível Superior, as exigências e desafios hoje colocados na sociedade brasileira aos profissionais da educação e a demanda regional. Especificamente, esse curso pretende:
O campo de atuação profissional do licenciado em Ciências Naturais é, sobretudo, a educação básica nas escolas, para o segundo segmento do ensino fundamental e para o ensino médio (no âmbito da formação de professores, com o ensino de Ciências nas séries iniciais), podendo também atuar na educação profissional, para as demandas produtivas do trabalho de formação especializada. Além do exercício na educação formal, esse profissional também poderá atuar na educação não formal, como Museus e Centros de Ciências.
Espera-se a formação de um profissional que, além de habilitado para atuar com a formação e a disseminação dos saberes das Ciências Naturais na educação formal, possa atuar também na educação não formal. Espera-se ainda que seja um profissional capaz de incorporar competências, saberes e habilidades de criatividade e inovação, de cooperação e de trabalho em equipe, de gestão e tomada de decisões, de aquisição e produção de conhecimentos, de expressão e comunicação, não sendo somente reprodutor de conhecimentos já estabelecidos.
Trata-se de um profissional capaz de: atuar na docência visando à aprendizagem multidimensional do aluno e compreender a prática pedagógica como um processo de investigação, de desenvolvimento e de aprimoramento contínuo; estabelecer relações entre as áreas do conhecimento e o contexto social que atua; desempenhar um papel transformador da realidade de forma a contribuir para o desenvolvimento da ciência, tecnologia, arte, cultura e o trato da diversidade; promover a formação de cidadãos para uma sociedade fundada no conhecimento, no trabalho e na necessária reflexão sobre valores éticos, de justiça e de integração social.
Essa formação profissional está fundamentada em uma associação entre disciplinas de base científica e pedagógica, além de disciplinas instrumentais, dentro de uma perspectiva integrada, orientada para área das Ciências Naturais (como Astronomia, Biologia, Física, Química e Ciências da Terra). A ênfase em Educação Ambiental, deve preparar profissionais para: (a) investigação e desenvolvimento do conhecimento na área de ciências e educação de maneira multi, inter e transdisciplinar; (b) análise, reflexão e ação em relação a políticas públicas que tratam dos impactos ambientais e da biodiversidade e (c) atuação em projetos e implementação de programas de proteção e apoio aos recursos naturais renováveis e não-renováveis, bem como sua articulação aos processos de ensino e aprendizagem no âmbito do magistério. A articulação entre teoria e prática no processo dessa formação se dará com base nas atividades de ensino, pesquisa e extensão apoiadas, de acordo com sua natureza e com suas especificidades, nos núcleos de formação.
Av. João Jasbick, s/n, Santo Antônio de Pádua, RJ, 28470 000
Coordenador(a)
Renata Bacellar Mello
Telefone:
Atendimento:
E-mail:
gcn.inf@id.uff.br