Informe

Autor supera clichê sobre História Africana em lançamento da Eduff

“Será que o termo resistência tinha o mesmo significado nos anos 1960, 1970, 1980 e 1990?”. O historiador Felipe Paiva traz o debate acerca do conceito e suas vertentes no livro “Indômita Babel”, novo lançamento da Eduff.

Com experiência no estudo de História da África, Paiva enriquece a obra ao desenvolver a polifonia conceitual que entremeia o termo “resistência”. O objetivo é demonstrar que resistência é um processo e, com isso, abrir uma discussão teórica, problematizada pelas diferentes tendências historiográficas que abordam as iniciativas anticoloniais no continente africano.  “Indômita Babel” (Eduff, 2017) é arquitetado para ser caminho de problematização das questões propostas, a partir do entrelaçamento de múltiplos estudos.

De forma sucinta e instigante, Paiva aborda o tema de maneira diferenciada, e encara a obra de modo contextualizado, com olhos que se voltam para trás, mas também adiante. O livro fornece argumentos contudentes sobre questões fundamentais para a historiografia da África em geral. Felipe Paiva supera os clichês não só acerca da tendência da abordagem, mas também na definição do seu objeto de estudo e suas múltiplas facetas.

Saiba como comprar.

 

Informações sobre o setor

Editora da UFF

Pular para o conteúdo